segunda-feira, 26 de março de 2018

Microsoft quer colocar roteadores em aviões

O que você achou? 
Iniciativa busca levar internet a locais de difícil acesso utilizando rotas de voos já existentes.

A Microsoft planeja instalar roteadores nas asas de aviões comerciais para levar internet a locais de difícil acesso em todo o mundo. No solo, equipamentos detectariam o sinal transmitido pelo avião.

No projeto, o link de internet é provido por satélite utilizando as bandas Ka e Ku já existentes. O avião receberia o sinal e retransmitiria por meio de roteadores posicionados nas asas.


O aparelho fica ligado ao ADS-B, um sistema de rádio complementar ao radar usado para a vigilância das aeronaves. No solo, um equipamento detecta o sinal do avião. Por meio processo, será possível enviar e receber dados.

A ideia é que o Wi-Fly, como é conhecida a tecnologia, use as rotas de voos já existentes

LEIA TAMBÉM:

No entanto, se realmente o sistema for implantado, haverá uma limitação: se um avião mudar a rota devido a algum problema, aquele local vai ficar sem conexão. 

A Microsoft já realizou testes com sucesso, mas ainda não há previsão para lançamento do Wi-Fly. Com a tecnologia, estima-se que 80% da África seja coberta com acesso à internet. 

A iniciativa ainda poderá auxiliar a ciência, possibilitando o envio de dados de equipamentos que estão em locais isolados, sem acesso à internet. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário