terça-feira, 20 de março de 2018

Nokia, Vodafone e Audi se unem para levar rede 4G à Lua

O que você achou? 
A previsão é que a expedição aconteça em 2019 e seja transmitida ao vivo para a Terra, em alta resolução, via internet.


Três empresas se uniram para levar internet 4G à Lua com o objetivo de facilitar as missões ao satélite, transmitindo vídeos em HD. 

A missão está sendo organizada pela empresa de exploração espacial PTScientists e conta com a parceria da Nokia, Vodafone e Audi.



Não será uma antena que irá prover o 4G, mas sim um pedaço de hardware do tamanho de um sachê de açúcar, chamado de Ultra Compact Network, que pesará um quilo. 

O dispositivo deverá ser enviado à Lua a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, lançado de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, em 2019.

A ideia é que dois rovers Quattro, criados pela Audi, explorem o simbólico local de pouso da Apollo 17, 50 anos depois do homem pisar pela primeira vez na Lua, em 1972. Tudo deverá ser transmitido ao vivo para a Terra, em alta resolução, via internet.

LEIA TAMBÉM:


Sabe-se que a rede 4G vai operar nos 1800 MHz. Os conteúdos captados por estes veículos vão ser enviados para o Autonomous Landing and Navigation Module (ALINA). Posteriormente, ele será ligado à base da PTScientists em Berlim.

A ligação em 4G permite uma maior eficiência energética face às transmissões analógicas e permite transferências de mais quantidades de dados, segundo a BBC.



Um comentário:

  1. Até a Lua vai ter 4G enquanto aqui no Brasil mais de 500 cidades ainda vivem no 2G. Impressionante isso!!! Kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.