Banda larga tem a pior nota entre os serviços de telecomunicações

Operadora Oi teve a pior avaliação em telefonia celular e fixa. Sky foi a pior em banda larga e a NET recebeu a nota mais baixa em TV por assinatura.



A banda larga fixa foi o serviço com o pior desempenho na ‘Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017’, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já a telefonia móvel pós-paga foi o único serviço a melhorar em todos os sete indicadores avaliados pelos consumidores.


Uma surpresa foi o fato de os prestadores regionais de telecomunicações receberem dos consumidores notas de satisfação melhores do que as operadoras nacionais.





Para a pesquisa, foram realizadas 140 mil entrevistas de 26 de julho a 3 de dezembro de 2017, onde os consumidores deram notas de 0 (nada satisfeito) a 10 (totalmente satisfeito) às suas prestadoras de telecomunicações e serviços ofertados.


A pesquisa fez perguntas sobre canais de atendimento, atendimento telefônico, oferta e contratação, funcionamento, cobrança e recarga, reparo e instalação, e capacidade de resolução das demandas dos consumidores. Foram analisadas operadoras de telecomunicações com mais 50 mil assinantes no país ou 10 mil por estado.


Conforme relatório divulgado nesta terça-feira (13), a banda larga foi o único serviço de telecomunicações a apresentar queda, caindo de 6,26 pontos em 2016 para 6,23 no ano passado. Os consumidores de Roraima deram a pior nota para o serviço (5,06). Já os consumidores do Rio Grande do Norte demonstraram a maior satisfação (7,04).

O destaque ficou para a telefonia móvel pós-paga que foi a única a melhorar a nota em todos os quesitos. O serviço subiu a pontuação de 6,86 para 6,99. O estado do Amazonas foi o que melhor avaliou a atividade (7,23). Já o estado de Roraima deu novamente a pior nota (6,64).

A telefonia pré-paga também apresentou uma melhora geral da qualidade, subindo de 6,78 em 2016 para 6,83 no ano passado. O estado que apresentou maior satisfação foi Rondônia (7,18) e a pior avaliação foi dada pelo estado de Minas Gerais (6,55).

LEIA TAMBÉM:

A telefonia fixa caiu de 6,93 pontos para 6,92. A nota mais alta foi dada pelo Amazonas (7,24) e a mais baixa por Roraima (5,95).

O serviço de TV por Assinatura, que ficou com a liderança na qualidade percebida pelo consumidor em 2016 com 7,00 pontos, obteve 6,93 em 2017. O estado que apresentou a maior satisfação com o serviço foi o Maranhão (7,42) e a pior nota foi dada por São Paulo (6,67).

Oi tem a pior avaliação


A Oi foi a operadora que mais recebeu notas baixas, ficando no último lugar do ranking nos serviços de telefonia pós-paga (6,20), telefonia pré-paga (6,66) e telefonia fixa (6,47). A pior média em banda larga foi dada para a Sky (5,38). Já a NET recebeu a nota mais baixa entre as fornecedoras de TV por assinatura (6,61).

A prestadora regional Sercomtel, que atua no interior do Paraná, ficou no primeiro lugar do ranking nos serviços de telefonia pré-paga (7,71) e de telefonia fixa (8,00). O prêmio de melhor banda larga ficou com a Cabo Telecom (7,64), do Rio Grande do Norte. Na telefonia pós-paga, quem teve a melhor avaliação foi a Porto Seguro Conecta (8,32). Já no serviço de TV por assinatura, a evangélica Nossa TV teve o melhor desempenho (8,96), segundo os consumidores.

De acordo com o presidente substituto da Anatel, Aníbal Diniz, a pesquisa de qualidade percebida é uma forma da Agência se aproximar dos consumidores. Para a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Vieira Leonel, uma empresa que recebe uma baixa nota de satisfação dos usuários e registra um alto volume de reclamações na central de atendimento da Agência, deve ser fiscalizada pelo órgão regulador.

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

Oi = Lixo

Moyses Francisco

O resultado só vem atestar o que os clientes já sabem na prática . A Oi está morta .

Isaias Ferreira Araujo

Infelizmente não tenho outra opção fora a oi, esperando a Net quem sabe um dia chega no meu endereço, quem sabe não é um pouco melhor.

Rogério Pires

Tinha Algar Telecom como provedora de internet. Não é ruim, mas a tecnologia XDSL está com os dias contados… internet era muito inconstante e velocidade nunca chegava na velocidade contratada. Cansei e mudei para a NET Virtua, hoje com 60M. Nunca tive que ligar para reclamar de nada! É outra coisa, sem comparação. Dou nota 10.