terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Mesmo com ofertas competitivas, Claro perde 1,5 milhão de clientes

O que você achou? 
Resultado marcante, assim como o da Oi, foi registrado no último mês; acesse todos os dados para saber como cada operadora fechou o ano de 2017.


A Oi perdeu, pelo segundo mês consecutivo, 1 milhão e meio de clientes no período de 30 dias. Apesar disso, é outra operadora que choca nos números de dezembro de telefonia celular, revelados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Acredite, a Claro também perdeu um total de 1.516.429 clientes somente de novembro para dezembro de 2017.

Ambas operadoras surpreendem negativamente pela queda, com a diferença que a Oi, em recuperação judicial, já se mostra mais frágil em determinados segmentos, como em cobertura 4G, por exemplo. A Claro, por outro lado, ultrapassou a TIM e se tornou a segunda maior operadora móvel do Brasil em agosto, melhorou ofertas no pré-pago, controle e pós-pago e investiu em fortes campanhas, como do 4,5G.




É por isso que o número causa estranhamento. Em resposta ao Minha Operadora, a Claro disse que a queda no número de linhas móveis reflete o ciclo normal de desconexão no mercado. A Oi também nos informou que os resultados são atribuídos principalmente à redução de números pré-pago, em função de uma desconexão de clientes inativos e da lenta recuperação do cenário macroeconômico.

Claro e Oi foram as únicas a registrar baixa em sua base em dezembro. As outras operadoras tiveram desempenho superior ao mês de novembro, veja as adições:


A Vivo registrou 203.949 novos acessos no último mês do ano, a Algar Telecom 1.206 e a TIM, que ao longo dos meses foi perdendo números expressivos na base, fechou dezembro com 126.589 linhas a mais.

LEIA TAMBÉM:

O destaque do mês, no entanto, vai para a Nextel, que ganhou 119.050 novos clientes e, proporcionalmente, teve o maior aumento percentual do mês, como é possível entender no ranking abaixo:

  1. Nextel (+4,46%) 
  2. Vivo (+0,27%) 
  3. TIM (+0,22%) 
  4. Algar Telecom (+0,09%) 
  5. Claro (-2,5%) 
  6. Oi (-3,79%)

CRESCIMENTO ANUAL

Em relação ao crescimento anual de cada operadora, proporcionalmente, a Nextel também foi o destaque em números percentuais, com acréscimo de 7,7% e 199 mil novas linhas. A Vivo ganhou, no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017, 1 milhão e 100 mil clientes.

Por outro lado, as operadoras Claro, Algar Telecom, TIM e Oi registraram perdas na base de 2017.

Foi cerca de 1 milhão de linhas negativas para a Claro, 29 mil para a Algar, 4,78 milhões da TIM e 3,1 milhões da Oi. Em números percentuais, as quedas representam o mesmo mico e destaque do mês apresentado no mês de dezembro, sendo que a TIM, por pouco, não chega ao pior resultado do ano. Veja:

  1. Nextel (+7,7%)
  2. Vivo (+1,57%)
  3. Claro (-1,91%)
  4. Algar Telecom (-2,17%)
  5. TIM (-7,54%)
  6. Oi (-7,58%)

FECHAMENTO DE 2017

A Claro, que havia ultrapassado os 60 milhões de clientes, voltou alguns degraus com a perda considerável registrada em dezembro, deixando a disputa com a TIM ainda mais acirrada.

A Vivo continua disparada como a operadora com maior número de clientes, quase chegando a 75 milhões. Veja como encerrou a colocação de cada uma no setor em 2017:

  1. Vivo: 74.939.872 clientes
  2. Claro: 59.022.019 clientes
  3. TIM: 58.634.435 clientes
  4. Oi: 38.942.433 clientes
  5. Nextel: 2.787.676
  6. Algar Telecom: 1.312.925


13 comentários:

  1. Enquanto a Oi não investir forte no 4G, seja através da rede própria (quase impossível) ou fazendo acordo de compartilhamento com a VIVO ou TIM (mais provável), vai continuar descendo ladeira abaixo.
    Em pleno 2017, é inadmissível a Oi ter uma cobertura 2G muito maior que a 3G e 4G, ou seja nestas localidades é simplesmente impossível utilizar a internet, enquanto os concorrentes estão oferecendo 4G, 4,5G nestas cidades.
    Este final de semana estive em Búzios (RJ), uma cidade turística, muito bem frequentada, e a Oi não tem sequer uma torre com 4G por lá, é a única sem 4G na cidade.
    A Oi terá que investir pesado em fibra e 4G. Tomara que as promessas da empresa não fiquem apenas no papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que voce falou, só uma ressalva .. o acordo de RAN SHARING com a TIM ja existe a anos, foi o primeiro a existir, no inicio do ano passado foi iniciado o Ran sharing em conjunto com a Tim as torres da Vivo

      Excluir
  2. Em algumas cidades do Interior do RJ a Oi ta usando a rede 4G da Vivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe informar as cidades?

      Excluir
    2. Saquarema ela tem 1 torre chegando em araruama, (compartilhada com vivo e tim)
      Araruama algumas e Cabo frio onde tem maior numero, Ambas aqui no RJ (compartilhada com vivo e tim)

      Excluir
  3. Enquanto a TIM comercializar o BETA, serei seu eterno cliente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. up! eu também. quem não tem TIM BETA só vive com dor de cotovelo por não ter. 😎

      Excluir
    2. Eu também tenho Tim Beta, mais colocar R$50 todo mês é um absurdo e um luxo em um pré-pago, uso o meu só pra receber ligações, fico com a oi mesmo coloco R$14 e ligo para qualquer lugar e uso o 4G de boa.

      Excluir
    3. Uso algar, mas a cobertura dela só no triangulo mineiro, recarrego 36 ao mês com 1 giga de dados por semana totalizando 4 GB ao mês, mais ligações ilimitadas para qualquer numero.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O que adianta investir em fortes campanhas, mas não tem cobertura... enquanto isso Vivo e Tim estão a todo vapor em cobertura 4G no interior do país. Claro só tem cobertura nas grandes cidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou cliente Claro, você tem razão amigo, internet mais rápida do Brasil, melhores planos e da Claro, agora cobertura deixa desejar, acertando isso, será a primeira sem nenhuma dúvida

      Excluir
  6. A " alma mais honesta deste Brasil " está querendo ser presidente novamente. A Oi serviu muito a ele , quem sabe se agora é a hora da retribuição . E,a Oi melhora 100%.

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.