sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Entenda os prazos das operadoras para instalar e consertar serviços

O que você achou? 
Segundo última análise da Anatel, operadoras cumpriram, em média, 65% das metas de qualidade.

Você sabia que as operadoras têm metas de qualidade estabelecidas pela Anatel? E que até mesmo o prazo para que um técnico instale ou conserte o aparelho em sua casa entram nessas regras? Periodicamente, a Agência Nacional de Telecomunicações divulga quais operadoras melhor cumpriram esse tipo de atendimento.

De janeiro a setembro de 2017, por exemplo, houve um cumprimento de metas do serviço em 65% entre as empresas que oferecem banda larga. O número melhorou em relação aos dois últimos anos, que marcaram 59,8% e 62,3%, mas ficou abaixo dos anos de 2013 e 2014, que ficaram em 70,6% e 67,9%.


Entre outras normas, estão os prazos. A operadora tem até 15 dias úteis, por exemplo, para instalar o aparelho de banda larga do cliente, prazo que diminui para 48 horas na instalação de aparelho de TV. O reparo, em ambos os casos, deve acontecer também em 48 horas a partir da solicitação do consumidor.

Lembrando que, conforme o Minha Operadora já informou, o consumidor também pode pedir o desligamento temporário de serviços a sua operadora, seja um pacote de TV, internet ou fixo. Neste caso, a empresa tem até 24 horas para suspender o serviço, que poderá ficar “parado” de 30 a 120 dias.

MELHOR X PIOR DESEMPENHO

A última pesquisa da Anatel mostra que, proporcionalmente, a Sercomtel foi a operadora que mais cumpriu as metas, já que atendeu a 93,7% de mais de 60 indicadores. A Oi foi a que menos atendeu, com 24,2% de 1.644 indicadores avaliados (referentes à área geográfica onde tem operação). Veja os resultados completos, sobre quanto cada uma cumpriu as metas em percentual:

  • Sercomtel: 93,7% (63 indicadores)
  • Algar Telecom: 86,9% (252 indicadores)
  • Claro: 84% (1.870 indicadores)
  • SKY: 82% (1.361 indicadores)
  • TIM: 72,6% (234 indicadores)
  • Vivo: 63,2% (1.478 indicadores)
  • Oi: 24,2% (1.644 indicadores)

LEIA TAMBÉM:


4 comentários:

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.