No Brasil, 2632 municípios seguem sem acesso à rede 3G

Na véspera do leilão das frequências 4G – agendado para esta amanhã, 12/06, na sede da Anatel, em Brasília – o ritmo de expansão da cobertura de infraestrutura 3G segue lento no Brasil. A Vivo segue sendo a operadora com maior número de localidades cobertas: 2789. Em seguida, desponta a Claro, que nesses quatro meses de 2012, deu um ‘gás’ na sua infraestrutura e chegou a 220 novas localidades, alcançando 877 municípios cobertos. No geral, 66,98% dos municípios com 3G são atendidos por apenas 1 operadora.



Mas as demais operadoras, TIM e Oi em especial não seguem esse ritmo. Para se ter uma ideia, este ano, a TIM cresceu sua rede em 51 localidades e a Oi em 69. No total, a rede 3G, de acordo com dados da Anatel, está presente em 2940 localidades.



A Claro, que em 2011, restringiu os investimentos em rede é a operadora que, depois da Vivo, mais investiu em 3G. A empresa, nos quatro primeiros meses do ano, aumentou sua cobertura e chegou em 220 novas localidades. No total, a Claro está presente em 877 localidades. A TIM, que travou uma disputa com a Claro e a superou pelo número de assinantes, em 2012, reduziu o ritmo e ampliou sua rede em apenas 51 localidades, chegando a 539 municípios.



Já a Oi segue com a pior cobertura 3G entre as quatro grandes que vão disputar o leilão 4G. A operadora está presente em 319 municípios e cresceu sua rede- apesar das promessas feitas pelo presidente Francisco Valim que, em 2012, alcançaria a cobertura da rival Vivo – em apenas 61 localidades. No geral, a cobertura 3G segue concentrada nas localidades de maior poder aquisitivo no Brasil. Em 1969 dos 2940 cobertos por rede 3G -66,98% – são atendidos por apenas uma operadora, evidenciando,assim, a falta de concorrência entre as teles.


No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários