InícioNotíciasPará analisa abertura de rede corporativa para provedores regionais

Pará analisa abertura de rede corporativa para provedores regionais

Governo do Pará vai firmar parceria com provedor para interligar rede de fibra óptica em 144 cidades do estado. 

A Prodepa, estatal da área de telecomunicações do governo do Pará,  apresentou planos para evolução da rede corporativa na região. A empresa espera interligar a rede de fibra óptica, que possui, em 144 municípios do estado.

Theo Flexa, presidente da Prodepa, anunciou que a empresa deve firmar parceria com provedores regionais de internet e que os contratos estão em fase de análise jurídica para que os modelos sejam definidos.

Flexa confirmou que o governo estadual irá compartilhar a capacidade da rede corporativa com os provedores durante o Encontro de Provedores Regionais, realizado pela Bit Social nesta quinta-feira, 3, em Belém.

O primeiro trecho da rede compartilhada com os provedores regionais será o cabo óptico que interligado entre Barcarena a Ponta das Pedras, na Ilha do Marajó. Essa rota foi construída em parceria com a Celpa, empresa de energia elétrica. O executivo adiantou que a intenção é levar a fibra a outros municípios do estado para que os provedores possam usar a rede para atender a população mais carente.

Flexa também lembrou que a rede da Prodepa evoluiu muito nos últimos dez anos, e que a tarefa da empresa é interligar os órgãos do governo e instituições de atendimento público, como postos de saúde, delegacias e escolas públicas.

O objetivo da parceria com os provedores é levar fibra óptica para 144 cidades do estado, priorizando os municípios com mais de 100 mil habitantes. A empresa deve fazer uma parceria com Eletronorte, Celpa e Isolux para avançar a rede no interior do estado, além de uma parceria com a Telebras no projeto “Xingu Conectado“.

LEIA TAMBÉM:

CONTEUDO RELACIONADO
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

MAIS POPULARES