29/03/2024

Novo golpe promete créditos no celular em troca de compartilhamentos

Mensagem promocional falsa promete créditos em troca de o usuário compartilhar conteúdo com 20 contatos.


Mais uma vez o WhatsApp é utilizado para divulgação de informações falsas. A tática dessa vez é uma mensagem cheia de links que, ao serem compartilhados com 20 contatos de sua agenda, promete que você irá ganhar créditos de diversos valores diferentes, dependendo de cada operadora.

Assim como em casos anteriores, como o do Mc Donald’s, um site falso que simula o ambiente promocional foi criado para dar mais veracidade ao golpe. O motivo para oferecer essa promoção seria o aniversário de três anos do aplicativo. Mais uma furada, uma vez que o WhatsApp – ainda que desconhecido na época – foi lançado no ano de 2009.

Os usuários de smartphones que possuem o WhatsApp em seus telefones precisam ficar mais atentos a essas promoções suspeitas, que tecnicamente são fáceis de identificar. Segue uma lista de dicas para os usuários saberem identificar uma fraude:

  1. Sempre procure fontes ou sites oficiais das supostas promoções. Se não constar nada lá, a oferta não é verdadeira.
  2. Desconfie de links que usem encurtadores de endereços. Sites verdadeiros não precisam disso.
  3. Quando uma promoção envolver várias operadoras de telefonia ao mesmo tempo, existe 99% de chances de ela ser falsa, uma vez que se tratam de concorrentes e seria criada uma ação de marketing imensa para comunicar parcerias desse tamanho.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários