24/04/2024

Faça uma viagem no tempo e conheça a história das telecomunicações no Brasil

Instituto Oi Futuro relembra o dia das comunicações com vários momentos marcantes da telefonia.

Hoje, 5 de maio, é o Dia das Comunicações no Brasil. A data foi escolhida por ser também o dia do nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon – o Marechal Rondon -, considerado o “Patrono das Comunicações” do país.

Para não deixar a data passar em branco, o Oi Futuro (já falamos sobre ele aqui), está promovendo uma viagem de volta ao ano de 1875, quando o primeiro telefone foi inventado, até os dias de hoje, na era da internet das coisas.

A página em formato de tabloide, com pouco texto e mais ilustrações, relembra a chegada da empresa do norte-americano Charles Paul Mackie, “Telephone Company Brazil”, ao Rio de Janeiro em 1881. Esta foi a primeira operadora de telefonia do Brasil.

Ficamos sabendo ainda que em 1935 foi instalado o primeiro telefone público do país; que a primeira ligação realizada a partir de um telefone celular foi em 1973; relembramos o nascimento da internet, 13 anos depois; a época das privatizações em 1998; bem como o desembarque da tecnologia GSM (de chip) por aqui, inicialmente na cobertura da Oi, em 16 estados brasileiros, no ano de 2001.

Esta é uma ótima oportunidade para você conhecer o início daquilo que você carrega no bolso todos os dias da sua vida e provavelmente está utilizando para ler este artigo.

Leia também:

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários