Oi e Nextel são as únicas móveis a crescer em maio/junho

TIM foi a que mais perdeu clientes durantes esses dois meses, seguida por Claro e Vivo. Veja os números completos.



A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), divulgou os dados técnicos referentes ao setor de telefonia móvel brasileiro. O mês de junho de 2015 foi encerrado com um total de 282,45 milhões de linhas de celular ativas, conforme demonstra o gráfico abaixo:



Do total de linhas ativas, 74,85% são cadastradas em planos pré-pagos. Os demais 25,15% fazem parte de planos pós-pagos.



Todos sabemos que existem mais celulares do que gente no Brasil, e a densidade de acessos móveis, calculada de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), é que comprova isso. No país inteiro, existe o equivalente a 138,25 linhas de celular ativas para cada 100 habitantes.

Veja abaixo no mapa a densidade em cada estado brasileiro, sendo que quanto mais escura for a cor do estado, maior é a densidade de linhas móveis por número de habitantes.



A região Centro-Oeste lidera em número de acessos, possuindo 158,80 para cada 100 pessoas. Depois vem a região Sudeste, com 146,30 linhas para cada 100 habitantes. Em seguida temos a Sul com densidade de 140,12; Nordeste com 125,88 e Norte com 117,30.

Competição

O Minha Operadora deixou de apresentar os dados das telecomunicações referentes ao mês de maio. Por isso, apresentamos a seguir as adições líquidas (crescimento) das empresas de telefonia móvel levando em consideração dois meses seguidos: maio e junho.

Durante esses dois meses, apenas Oi e Nextel apresentaram um crescimento significativo, ultrapassando a captação de 100 mil clientes cada uma. Para sermos mais precisos, a Nextel obteve o melhor desempenho de todos, tendo conquistado 176 mil clientes. Em seguida vem a Oi, com o aumento de 114 mil clientes na sua base.

Do lado das que perderam acessos, estão: TIM (-880 mil), Claro (-383 mil) e Vivo (-132 mil).

Veja no gráfico abaixo os dados completos:



Para finalizar… a participação de mercado. O primeiro semestre de 2015 foi encerrado com a Vivo mantendo a sua liderança. São 82,65 milhões de clientes. A TIM é a segunda maior operadora do mercado, tendo 74,60 milhões de linhas em operação. A Claro também participa do TOP 3 ao atender 71,20 milhões de usuários. A Oi é a quarta maior empresa de celular, com 50,23 milhões de clientes. Já a Nextel a “menor das maiores”, possuindo a confiança de 2,08 milhões de consumidores.

Leia também:
About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários