18/04/2024

Vivo e Nextel carregam o setor de celular “nas costas” em abril

Todas as outras principais operadoras de telefonia móvel do Brasil perderam clientes no mês passado.



Já foram divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) os dados da telefonia celular referentes ao mês de abril de 2015. O nosso país fechou o quarto mês do ano com 283,52 milhões de linhas móveis ativas, o que representa 138,94 acessos para cada 100 habitantes, segundo base de cálculo de densidade realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


A modalidade pré-paga (que necessita de recarga para funcionar) ainda é a preferida dos brasileiros, mas perdeu força em relação ao mês de março. Em abril, 213,46 milhões de linhas (ou 75,29% do total) eram de planos pré-pagos, uma perda de cerca de 460 mil linhas em comparação com o mês anterior. Já a modalidade pós-paga (de conta), recebeu clientes advindos do pré-pago, e apresentou um crescimento de 580 mil novas linhas na comparação abril-março. Em abril, 70,06 milhões dos celulares (ou 24,71% do total) eram de conta.

O resultado apontado pela Anatel em abril, porém, foi desanimador para três das principais operadoras de telefonia: TIM, Oi e Claro perderam juntas quase 1 milhão de usuários. A Claro foi a que mais desceu, tendo -356.110 linhas subtraídas da base. A Oi desativou -271.664 linhas e a TIM veio logo em seguida, com -268.291 clientes.

Em contraste, Vivo, Nextel e Algar Telecom, conseguiram atrair juntas mais de 1 milhão de usuários. A Vivo, sozinha, alavancou a sua participação de mercado com a adição de 908.158 novos clientes. A Nextel também teve um bom desempenho, ativando 87.490 novos acessos móveis. Já a Algar Telecom ganhou 11.172 acessos durante o mês.

Veja no gráfico abaixo as adições líquidas das principais operadoras do país:

No ranking geral, a espanhola Vivo lidera com folga no setor de telefonia móvel brasileiro, com 82,78 milhões de usuários. A italiana TIM vem em segundo lugar, com 75,48 milhões de clientes. Na cola dela vem a mexicana Claro, com 71,58 milhões de linhas ativas. A brasileira Oi é a quarta maior empresa de telefonia móvel, com 50,11 milhões de acessos. A norte-americana Nextel possui 1,90 milhão de consumidores por aqui.


Veja no gráfico abaixo a participação de mercado de cada operadora:


* O resultado de adições líquidas é calculado levando em conta o número de novos clientes que uma empresa conquistou, subtraído pelo número de cancelamentos registrados no período analisado.


Leia também: Vivo lidera crescimento do celular em março. TIM perde clientes

                         Em tempos de mobilidade, setor de telefonia fixa sofre. Veja dados

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários