21/04/2024

Opções de entretenimento no celular faz dele um gadget multitarefas

Os aparelhos celulares já passaram do tempo de só fazer ligações e enviar mensagens de texto. Os leitores do nosso site compartilharam qual recurso extra deles mais costumam utilizar no dia a dia. Conheça neste artigo o resultado de mais uma “enquete da semana”.



Há 10 anos atrás, poucas pessoas eram vistas falando ao celular. Também, era apenas isso o que um telefone (fixo ou móvel) podia fazer aqui no Brasil. Apesar de o envio de mensagens de texto curtas (SMS) já estar disponível, as operadoras não tinham pacotes ou ofertas para uso deste serviço, e dentre os poucos que tinham um celular, outros pouquíssimos ousavam enviar torpedo pelo telemóvel. Mas a popularização da telefonia móvel fica para outro artigo. O foco aqui é outro: o uso do celular ultrapassou o limite da voz, e hoje, com tantos recursos sendo adicionados, tornou-se, e cada dia torna-se mais, um gadget multi-tarefas.

Ouvir músicas, assistir televisão, vídeos, filmes, enviar mensagens instantâneas, tirar fotos, distrair-se com jogos eletrônicos, enfim… o celular parece cada vez mais companheiro para todas as horas. Na enquete da semana passada, o Minha Operadora preferiu especificar duas utilidades dos smartphones.


E na semana que passou, uma novidade: quem participou da enquete do nosso site foi recompensado por isso. Um brinde foi distribuído para a maioria dos participantes de acordo com a opção que escolhiam, através de um sistema inteligente utilizado pelo Minha Operadora. Isso reforça a importância de você também participar de nossas enquetes, pois além de compartilhar sua opinião, pode perder benefícios importantes quando fica de fora das novidades organizadas pela nossa equipe. Como a distribuição dos brindes era para ser uma surpresa, não foi informado em nenhum de nossos meios de comunicação (Facebook, Twitter, Google+) o que estava acontecendo, e consequentemente muitos perderam mais essa vantagem oferecida pelo Minha Operadora por não participarem da pesquisa. Portanto, da próxima vez que acontecer alguma votação, uma promoção for divulgada, um quadro novo for lançado e você for convidado a participar mais do conteúdo disponibilizado pelo site, fique à vontade para participar plenamente e não se arrepender depois.

Recado dado, vamos ao resultado de mais uma enquete!



“No dia a dia, o que você prefere fazer com o seu smartphone ou tablet?” foi a pergunta feita. Dos que responderam a pergunta, 80% preferem ouvir aquela boa música, outros 20% costumam assistir regularmente a vídeos ou filmes através do aparelho. Obviamente, a música parece ter mais força no cotidiano. É possível colocar os fones de ouvido e ouvir as canções na ida ao trabalho ou para a escola, em caminhadas, ou mesmo quando bater aquela vontade, esteja o ouvinte onde estiver. Já o ato de assistir a vídeos é mais dificultado pois nem sempre é possível estar com o smartphone em mãos para acompanhar a imagem da tela.





Geralmente, aqueles que optam por escutar músicas pelo smartphone preferem ouvir aquelas armazenadas diretamente na memória do aparelho (60%). O uso dos aplicativos de streaming de músicas ainda é pouco popular entre os nossos leitores, utilizados apenas por 20% deles.

As rádios FM parecem estar sendo definitivamente deixadas de lado pelo público. Seja pelo excesso de intervalos comerciais, seja por gêneros musicais que não agradam a todos ou pela má qualidade do áudio, ninguém que votou na enquete diz ouvir músicas com frequências através de emissoras de rádio. É bom atentar que, provavelmente, rádios jornalísticas ainda tenham grande espaço entre os votantes, mas como a pergunta trata de música, a opção não foi a escolhida.





Dos que ouvem muita música pelo aparelho portátil, 60% são usuários do sistema operacional Android. Não é toa, fontes especializadas em tecnologia mostram que no Brasil o sistema do Google já é preferência de 90% dos consumidores brasileiros que compram celulares inteligentes. O uso de celular comum, mais antigo, responde por 20% dos que votaram. Os sistemas iOS, da Apple; Windows Phone, da Microsoft; ou qualquer outro sistema não são utilizados pelos participantes.

A enquete desta semana veio com uma surpresa ao final. Os consumidores aptos a utilizarem aplicativos de streaming musical foram premiados com 30 dias de uso gratuito (pago pelo Minha Operadora) do serviço de streamig Rdio, com todas as funcionalidades liberadas, seja no computador, tablet ou no próprio smartphone. Para identificarmos os ‘aptos’ analisamos, logicamente, aqueles que gostam de ouvir música no dia a dia e que possuam um smartphone com sistema Android, iOS ou Windows Phone – plataformas compatíveis com o aplicativo.


Leia também: Streaming de músicas ainda não é popular entre os leitores do site



Aqueles que escolhem assistir a vídeos/filmes quando com tempo livre (20%), também nos disseram de que forma assistem aos conteúdos de mídia: todos preferem fazer isso por meio de aplicativos de streaming – como Netflix, Vivo Play, Clarovideo e similares.

Pela participação, esse público também foi premiado pelo Minha Operadora, só que com um ingresso de cinema para assistir a qualquer filme da Rede Cinemark, em qualquer dia da semana e na sessão que preferir.


Com a evolução da tecnologia, não sabemos o que nos espera no futuro, só falta o celular praticamente voar ao nosso encontro. Mas que as opções de entretenimento a nossa disposição serão maiores, disso não temos dúvida.


Nesta semana…


Telefonia fixa, celular, banda larga, tv por assinatura… Tudo o que permite a nossa comunicação por meio de dispositivos eletrônicas faz parte do setor de telecomunicações. As pessoas se comunicam diariamente, e quando o envio e recebimento de informações é feito à distância, cada um tem aquele serviço que mais utiliza. Qual o tipo de serviço de telecomunicação que você mais utiliza? Qual a empresa fornece esse serviço e o que você acha da qualidade do serviço prestado por ela? Esse são questionamentos que estão sendo feitos na enquete desta semana, que está aberta para participações até sábado (04). Apreciaríamos muito a sua participação! A essa altura, você já deve saber como votar. Ah, se você quiser observar o resultado de enquetes anteriores, basta clicar no marcador abaixo deste artigo “Enquetes“.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários