23/04/2024

Oi “ganha” 70 milhões de euros na Portugal Telecom em menos de um ano

A participação de 10% que a Oi detém na Portugal Telecom (PT) desde 24 de maio do ano passado já valorizou mais de 13,5%, proporcionando à companhia brasileira de telecomunicações uma potencial mais-valia de 41,2 milhões de euros. A somar aos dividendos de 29,1 milhões de euros que a Oi efetivamente receberá, os ganhos globais ascenderão aos 70 milhões.

A performance bolsista da PT está provando ter sido uma aposta ganha por parte da Oi, que é hoje a terceira maior acionista do grupo português, apenas atrás da RS Holding (com 10,05% do capital) e do Grupo Espírito Santo (com 10,04%). A posição da Oi na PT decorre de uma parceria estratégica firmada entre as duas empresas, pela qual a PT também adquiriu uma participação de referência na Oi.

A participação de 10% da Oi na PT foi atingida a 24 de maio do ano passado, segundo um comunicado feito ao mercado uma semana depois. Entre 24 de maio de 2012 e 29 de março de 2013 a cotação das ações da PT passou de 3,4 para 3,86 euros. Na cotação da sexta-feira passada a posição brasileira na companhia lusa estava avaliada em 346 milhões de euros.

Presidida por Zeinal Bava, a PT apresentou no final de fevereiro os seus resultados anuais, tendo alcançado em 2012 um lucro de 230 milhões de euros, 32% abaixo dos ganhos conseguidos no ano anterior.

A administração da PT anunciou desde logo a proposta de um dividendo de 32,5 cêntimos de euro por ação. Uma remuneração acionista que para a brasileira Oi se traduzirá num encaixe de 29,1 milhões de euros.

A PT é um dos principais investimentos de empresas brasileiras em Portugal, a par com a cimenteira Cimpor, cujo capital já é maioritariamente controlado pela Camargo Corrêa. Entre as maiores empresas da bolsa portuguesa com accionistas brasileiros, figura ainda o Banco Espírito Santo (BES), que tem o Bradesco como um dos seus maiores investidores.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários