19/04/2024

Oi recebe esta semana 13,5 milhões de euros da Portugal Telecom

A Telemar Norte Leste, controladora da operadora brasileira de telecomunicações Oi, irá receber esta semana 13,5 milhões de euros em dividendos da Portugal Telecom (PT), por via da sua participação de 7% no maior grupo luso de telecomunicações. 


A PT irá distribuir quarta-feira, dia 4, um dividendo intercalar de 21,5 cêntimos de euro por ação, como adiantamento sobre os lucros do exercício de 2011. A opção de dividir o pagamento de dividendos aos acionistas em duas parcelas resulta de uma política de remuneração dos investidores aprovada em novembro de 2010. 


A Oi, que é controlada pela Telemar Norte Leste, é um dos principais acionistas da PT, na qual detém uma posição de 7%, correspondente a 62,7 milhões de acções, que foram adquiridas pela companhia brasileira em várias etapas. 


A presença da Oi no capital da PT enquadra-se na parceria estratégica firmada com o grupo português de telecomunicações, parceria essa que contemplou igualmente a entrada da PT na estrutura acionista da Oi.


A PT detém, de modo direto e indireto, cerca de 25,3% do capital da controladora da Oi, posição que o grupo português comprou com o dinheiro recebido pela venda da sua participação na também brasileira Vivo, cujo controle ficou totalmente nas mãos da espanhola Telefónica.


O maior acionista da PT é o Grupo Espírito Santo, que detém 11,35%, e receberá esta semana, a título de dividendos intercalares, mais de 21,8 milhões de euros. 


A RS Holding, do grupo Ongoing, é o segundo maior acionista da PT, com 10,05%. A Capital Research and Management, com 9,97%, é o terceiro maior investidor.

Artigo anterior
Próximo artigo

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários