26/04/2024

Vivo lança aplicativo que permite conversa via internet

Empresa tenta rivalizar Skype e outros aplicativos mantendo número de celular do cliente



Foto: Telefonica

A ideia da empresa é desafiar aplicativos existentes como Skype, Viber e WhatsApp.As ligações via “Tu Me” serão deduzidas das cotas de transmissão de dados dos clientes. 

As operadoras de telefonia celular têm tradicionalmente visto estes programas como uma ameaça, mas a Telefonica disse que “prefere manter o cliente a perdê-lo para outros produtos e serviços”.

A empresa tem cerca de 300 milhões de clientes em todo o mundo. O Tu Me é gratuito para download e estará disponível para clientes das redes O2, Movistar e Vivo (no Brasil).

Assinantes de outras marcas também poderão utilizar o programa.

Tanto o interlocutor como o destinatário devem ter o aplicativo instalado para que o serviço funcione. Os usuários receberão uma notificação em pop-up quando alguém tenta entrar em contato, levando-os a iniciar o software.

Diferentemente do Skype, os usuários não podem fazer chamadas para números de telefone normais.

Fotografias, informações de localização e mensagens de voz também podem ser enviados por dados através dos servidores da Telefônica.

A empresa disse que as mensagens serão criptografadas quando transmitidas e prometeu não analisar ou fornecer a terceiros o acesso ao conteúdo, a não ser se obrigada pela Justiça.

“Nós vimos a crescente popularidade de aplicativos de comunicação em smartphones, mas acreditamos ter ido melhor com o Tu me, usando nosso conhecimento e sugestões de pessoas que usam seus dispositivos”, disse o diretor comercial da Telefônica Digital, Stephen Shurrock.
Números de telefone

O serviço será inicialmente limitado a iPhones da Apple, com uma versão seguinte para o sistema Android, do Google.

Do seu lado, a Telefonica espera se beneficiar do eventual aumento nos gastos com cotas de transmissão de dados, embora o serviço também possa ser usado via wi-fi.

“Isso foi uma resposta bem pensada ao Skype e a outros serviços de internet”, disse Jeremy Green, principal analista da empresa de tecnologia de pesquisa Ovum.

“É um pouco o caso: se não pode vencê-los então junta-se a eles. A sacada aí é que o serviço ainda está ligado a um número de telefone, e isso é importante para uma empresa do setor no sentido de manter suas receitas.”

Um estudo recente da Ovum sugeriu que aplicativos de mensagens sociais representaram em 2011 uma perda de US$ 13,9 bilhões para as operadoras em receitas antes provenientes de SMS.

A Telefonica disse que planeja adicionar funcionalidades para o aplicativo e lançar outros produtos nos próximos meses.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários