26/04/2024

Como saber se estão ‘roubando’ o seu sinal de WiFi?

Internet lenta pode não ser problema da operadora. Usuários utilizando o sinal de WiFi sem permissão do dono da rede, tem se tornado mais comuns no país.

Muitos usuários reclamam de internet lenta, mas nem sempre o motivo são as operadoras, que não entregam a velocidade contratada. Se a sua internet tem quedas bruscas de velocidade durante o dia, demora a carregar páginas e só consegue exibir vídeos em baixa qualidade, alguém pode estar usufruindo do seu sinal de WiFi sem a sua permissão.

Um meio de saber se estão roubando seu sinal é desligar o roteador. Caso a luz indicada como WLAN, continuar piscando provavelmente estão se aproveitando da sua rede WiFi, sem o seu conhecimento. 

O especialista em Direito Digital, Marcelo Crespo, destacou que usufruir do WiFi de outra pessoa sem permissão é crime. Crespo acrescentou que a vítima pode registrar ocorrência na delegacia e também processar o furtador.  Para confirmar se há realmente o ‘roubo’ do sinal, é preciso instalar o aplicativo Fing. 

Este aplicativo mostra todos os dispositivos conectados ao seu roteador. Em caso de roubo, basta modificar a senha do WiFi, buscando adotar uma mais complexa, contendo letras maiúsculas e minúsculas e número para dificultar o acesso de intrusos. Com informações do UOL.  

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários