28/03/2024

Vivo e Huawei usam rede 5G para testar realidade virtual

Operação do equipamento será apresentada pelas empresas no prédio da operadora, no Rio de Janeiro.


A Vivo em parceria com a Huawei irá usar a rede 5G para testar realidade virtual. É a primeira vez que um teste com solução fim a fim será conectado e operador por meio de uma rede móvel de quinta geração. 


A operação do equipamento será apresentada pelas empresas no prédio da Vivo, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Será usada a frequência 3.5Ghz. 


Este teste adota tecnologias de Estação Rádio Base e Dispositivo CPE 5G, Massive Mimo 64×64, Core 5G Virtualizado e fatiamento de rede proporcionando baixíssima latência e altas velocidades de dados.

A aplicação utilizada no teste possui sensores, câmeras e óculos de realidade virtual proporcionando uma experiência de jogo on-line, mesclando interação humana com experiência virtual, só possível com a baixa latência inerente ao 5G. 

O emprego de uma rede 5G, com maior capacidade e melhor desempenho, irá possibilitar o convívio harmonioso entre banda larga móvel (MBB) e outros tipos de serviços.


LEIA TAMBÉM:


Conforme o diretor de Planejamento de rede da Vivo, Atila Branco, a operadora está trazendo novas funcionalidades para otimizar sua rede móvel e permitir uma melhor experiência do cliente na navegação de dados.

“Essa demonstração comprova o enorme potencial da rede 5G para novas aplicações que vão além de uma conexão excelente”, explica o diretor.

Segundo ele, com a evolução da rede, novas aplicações que demandam baixa latência (menor que 2ms) poderão ser gradativamente oferecidas ao mercado, como transmissão ao vivo broadcast, monitoramento de cidades, apoio em situações de emergência e acidentes, serviços de entregas, verificação de tráfego de veículos, entre outras.

Segudo o vice-presidente de Carrier da Huawei no Brasil, Jorge Wada, o projeto visa a uma nova gama de possibilidades. 

“Nosso trabalho de longa data com a Vivo nos levou a apresentar soluções com foco na inovação, mas acima de tudo, em oportunidades de mercado para nossos clientes”, destaca o vice-presidente. 

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários