16/12/2025
Início Site Página 1617

Oi e Nokia fazem parceria para expandir banda larga fixa e móvel

4
Objetivo é atender a demanda crescente de conectividade no Brasil.


A Oi firmou uma parceria tecnológica com a Nokia na última terça-feira (4), na sede da fabricante, em Espoo, na Finlândia. O objetivo é atender a demanda crescente de conectividade no Brasil. 


A iniciativa faz parte da reestruturação operacional prevista no plano de recuperação judicial da Oi, que está focado na expansão da rede de fibra ótica e no aumento da cobertura de dados móveis. 


A Nokia irá fornecer para a Oi equipamentos para sustentar a transformação de toda a rede de banda larga fixa e móvel da operadora.

Além de possibilitar a expansão da cobertura de fibra óptica residencial e banda larga móvel, o projeto deixa a rede da companhia preparada para a chegada do 5G, quando esta tecnologia estiver disponível no Brasil.

Um novo modelo de negócio foi adotado para a implantação da fibra óptica até a casa do cliente (Fiber To The Home – FTTH), possibilitando à Oi ampliar e acelerar a oferta dos serviços Oi Fibra e Oi TV. 

Em setembro, a operadora atualizou seus planos criando pacotes especiais para ofertar seus serviços de fibra óptica, que já está disponível em 25 municípios.

“Com mais essa parceria tecnológica de longo prazo, esperamos consolidar nossa rede de fornecedores e nos beneficiar de maior eficiência operacional conforme prosseguimos com nosso processo de reestruturação. O intuito é trazer o que há de mais avançado em conectividade para nossos clientes, proporcionando a eles uma experiência cada vez melhor com nossos serviços”, afirma o presidente da Oi, Eurico Teles. 

“Com nosso portfólio, que vai de ponta a ponta em tecnologia e serviços, conseguimos oferecer a operadoras como a Oi novos recursos em serviços fixos e móveis, no caminho para o 5G”, completa o presidente da Nokia para América Latina, Osvaldo Di Campli.


VIU ISSO?


A partir do acordo assinado com a Nokia, na fibra óptica residencial, a companhia espera chegar a 10 milhões de residências passadas com fibra (homes passed) até o final de 2021. 

A Nokia e a Oi também esperam evoluir a qualidade do serviço de banda larga residencial, pela adoção de novos modelos que melhorem os serviços Oi Fibra e Oi TV, assim como a própria experiência do cliente. 

Essas soluções incluem Beacons Nokia WiFi, bem como a utilização de plataformas de gerência do ambiente WiFi da casa do usuário, melhorando a cobertura e performance do serviço de ultra banda larga. 

A solução deverá estar disponível aos clientes da Oi em diferentes pontos de venda pelo país, sob demanda, por meio de um contrato de revenda entre as empresas.

Outra solução é a implantação da rede AirScale Single Radio Access. Com essa rede, a Oi espera oferecer serviços de dados em telefonia móvel de alta velocidade, permitindo a atualização por software para atender também o 5G quando estiver disponível no país. 


Além disso, a Nokia, através de uma consultoria do Bell Labs, estará também dando suporte à Oi na avaliação de oportunidades e na transformação do seu negócio.


Para ter suporte na implementação do seu plano de investimentos, a Oi contratou a empresa de consultoria Oliver Wyman.

O plano estratégico da Oi foi desenhado para orientar ainda os investimentos na adequação da rede móvel para as soluções de internet das coisas (IoT).

Os novos contratos preveem que os projetos sejam concluídos em até cinco anos, podendo ser antecipados. 

Dados móveis representam 71% do faturamento das teles com celular

0
Já as receitas das empresas com serviço de voz correspondem apenas a 29% dos ganhos.



O gasto dos consumidores com franquia de dados de internet já representa 71% do faturamento das operadoras com linhas móveis, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e do Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).


O gasto dos clientes com serviço de voz tem caído ano a ano, assim como as receitas das empresas de telecomunicações com esse serviço. Atualmente representam 29% dos ganhos das operadoras com celulares. Os dados são referentes ao terceiro trimestre de 2018. 


Há apenas três anos, no terceiro trimestre de 2015, os serviços de voz correspondiam a 61% das receitas geradas com telefonia móvel, enquanto que dados eram 39%. Os números mostram a velocidade com que as mudanças têm atingido o setor. 

Até setembro deste ano, a receita bruta das operadoras somou R$ 175,6 bilhões, um valor estável em relação ao mesmo período do ano passado, quando as teles obtiveram R$ 176 bilhões de receita. 

Já os investimentos das empresas nos nove primeiros meses do ano atingiram R$ 20,5 bilhões, ante R$ 18,2 bilhões no mesmo período do ano passado.

O rápido avanço do 4G também aponta para a transformação do setor. Hoje, o país conta com 233 milhões de chips de celular ativos, dos quais 126 milhões são 4G, 61 milhões 3G e 25 milhões 2G. 

No ano passado, os celulares 4G e 3G estavam praticamente empatados em cerca de 95 milhões. Em 2016, o 3G ainda era a grande maioria. 


Já a base de telefones fixos tem reduzido a cada ano. Atualmente, são 39 milhões de linhas ante 41 milhões no ano passado.

Segundo o Sinditelebrasil, em dez anos, a base de telefones fixos caiu 6%, mas as receitas das teles com o serviço caíram 44%

Já o acesso à banda larga fixa e móvel subiu de 234 milhões em 2017 para 239 milhões neste ano.

Os celulares são usados por 88% da população brasileira. Além disso, os brasileiros têm migrado cada vez mais para planos pós-pagos, o que é positivo para as operadoras. Esse tipo de oferta atinge hoje 42% das assinaturas, ante 36% no ano passado. 


VIU ISSO?


As operadoras têm dado incentivos para que os clientes migrem para os planos pós-pagos, que são mais lucrativos para elas. 

Segundo projeções da consultoria GlobalData, nos próximos cinco anos, a proporção de aparelhos pré-pagos em uso deverá cair 10 pontos percentuais na América Latina.

Conforme o Sinditelebrasil, o preço do minuto do celular pré-pago no Brasil é o quinto mais baixo, de R$ 0,034, atrás apenas da China, África do Sul, Rússia e Índia. 

Uma pesquisa realizada pela consultoria especializada em telecomunicações Teleco mostrou que os serviços de telefonia do Brasil estão entre os mais baratos do mundo.

O custo médio por usuário brasileiro, em dólares, é de US$ 3,9, deixando o Brasil em quarto lugar do ranking dos países mais baratos, ficando atrás somente de China (US$ 1,8), Rússia (US$ 2,7), Índia (US$ 3,1) e Portugal (US$ 3,6).

O preço da banda larga móvel pós-paga, segundo a entidade, também caiu. Em 2017, o pacote de 500 Mb custava R$ 27,14. Hoje, o pacote de 1 Gb custa R$ 20,07.

Uma das causas da redução dos valores de telefonia é a grande competição no mercado brasileiro.

A carga tributária no setor de telecomunicações, no entanto, é a mais alta do mundo, de 43% sobre as receitas. Em segundo lugar, aparece a Turquia, com 38%, e a Argentina, com 25%. 

Para 2019, o Sinditelebrasil defende a aprovação do novo marco legal das teles, atualmente em tramitação no Senado, para modernizar a legislação, que é de 1997. 

O projeto muda o foco das políticas públicas, hoje na telefonia fixa e nos orelhões, para a expansão da internet banda larga. 

A entidade cobrou também a realização de leilões de frequência não-arrecadatórios e que privilegiem a expansão de investimentos e de serviços.

Segundo o Estadão, o Sinditelebrasil quer também a simplificação da regulação, a adoção da Lei Geral de Antenas pelos municípios, a gratuidade no direito de passagem em bens públicos para instalação de infraestrutura e políticas para baratear o acesso de smartphones pela população de baixa renda, por meio do uso de recursos dos fundos setoriais.

Usuário de celular não se sente no controle de seus dados pessoais

0
Pesquisa mostrou que 76% dos usuários de smartphones gastam tempo realizando ações efetivas para garantir alguma forma de segurança.


Casos recentes de ataques, vazamentos e negociação ilegal de dados de pessoas administrados pelas empresas deixaram os consumidores mais atentos quanto a importância de proteger seus dados pessoais. 


No primeiro semestre de 2018, pelo menos 26% das pessoas que possuem smartphones começaram, pela primeira vez, a proteger suas identidades e informações pessoais.


Conforme o quinto estudo anual do Forum do Ecossistema Móvel, Global Consumer Trust Study, no total, 76% dos usuários de celulares gastam tempo realizando ações efetivas para garantir alguma forma de segurança. 

Além dos casos de vazamento de dados que afetaram a confiança dos usuários, a entrada em vigor da regulação europeia sobre proteção de dados contribuiu para esse movimento. 

O estudo conversou com 6,5 mil usuários de smartphones de 10 países, entre eles, o Brasil. 

Entre os entrevistados, 63% desejam gerenciar eles mesmos seus dados e exigem soluções que os coloquem no controle.


VIU ISSO?


Apenas 27% declararam que se sentem no controle de seus dados pessoas, enquanto 36% não acham as opções efetivas dos termos e condições de usos apresentados por sites da internet para acesso a seus dados. 

Há, portanto, uma clara discrepância entre o valor que os usuários dão a suas informações e o efetivo controle sobre elas. 

A população já entendeu o valor dos seus dados pessoas. Na pesquisa, 72% dos usuários de smartphones consideram a privacidade importante, enquanto que para 57%, a coleta de dados representa riscos.

Entre os entrevistados, 69% deixam de baixar aplicativos diante de excessivas permissões solicitadas e 63% desistem de uma compra via celular por questões de confiança.

O estudo destacou ainda que legislações relacionadas à proteção de dados estão sendo instituídas ou revisadas no Brasil e nos outros nove países analisados: França, Alemanha, Índia, Polônia, Japão, Espanha, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. 

O levantamento indica que 97% dos entrevistados consideram ter direitos sobre seus dados pessoais, mesmo que parte deles não saibam exatamente quais são esses direitos.

Grupo Claro compra 30 Megawatts de energia sustentável da Engie

0
Contratação faz parte do programa A Energia da Claro, que prevê o uso de energia limpa em todas as suas operações e instalações no Brasil.



O Grupo Claro, que engloba as marcas Claro, Embratel e NET, comprou 30 Megawatts (MW) de energia sustentável da Engie, maior geradora privada de energia do país. 


O contrato conta com Ambiente de Contratação Livre, que viabiliza a construção da segunda fase do Complexo Eólico Campo Largo, na Bahia. 


Segundo a Engie, a Claro possui compromissos convergentes com a geradora quanto à transição energética e à sustentabilidade, além de interesses comuns como descarbonização, descentralização e a digitalização. 

A contratação de energia realizada pelo grupo de telecomunicações faz parte do programa A Energia da Claro, lançado em dezembro do ano passado.

O programa prevê o uso de energia limpa, por meio de Geração Distribuída, e a adoção de ações de proteção ao meio ambiente em todas as suas operações e instalações no Brasil.

O programa representa uma redução de mais de 100 mil toneladas métricas de CO2 ao ano, o equivalente à retirada de quase 420 mil carros de circulação. 

É o maior projeto de Geração Distribuída do país entre empresas privadas e o primeiro entre empresas de Telecomunicações. 

Já estão em operação nove usinas em quatro diferentes estados do país, além de 40 usinas em construção.

Por causa do programa, grande parte da energia utilizada pela Claro já é oriunda de fontes renováveis, tais como Solar, Eólica, Hidrelétrica, Biogás e Cogeração Qualificada. 

Além disso, no projeto são previstas ações como a de mobilidade elétrica (incentivo do uso de carros e bicicletas elétricas) e de eficiência energética.

“A energia elétrica é um dos insumos mais importantes em uma operação de telecomunicação e, por este motivo, o programa A Energia da Claro é uma das nossas grandes apostas. A contratação de energia com a Engie é um grande passo neste momento, pois está em linha com o nosso objetivo de ter energia sustentável, descentralizada e descarbonizada dentro de um processo 100% digital”, conta o diretor de Suporte Financeiro ao Negócio da Claro Brasil, João Pedro Neves.

O diretor-presidente da Engie, Eduardo Sattamini, ressalta que 90% da geração de energia da empresa no país são provenientes de usinas eólicas, solares, hidrelétricas e de biomassa. 


VIU ISSO?


“Nossa estratégia está baseada em 3 Ds: Descarbonização, Descentralização e Digitalização. A Descarbonização se dá pelo crescimento em energia renovável e, contratos como esse com a Claro, aliam a necessidade do nosso cliente com nossa estratégia de liderar a transição energética”, explica o diretor-presidente.

A Engie ressalta ainda que o contrato realizado com o Grupo Claro foi assinado de forma totalmente digital, com a troca de documentação e assinaturas sendo feita sem a circulação de papéis e procedimentos cartoriais. 

Tudo foi feito via internet com o uso de cadastro biométrico de digitais e senha eletrônica. Foi possível rubricar e assinar totalmente via web, de forma segura e legal.

Novo conjunto eólico


Localizado nos municípios baianos de Umburanas e Sento Sé, a 420 km de Salvador, o Complexo Eólico Campo Largo tem um potencial de desenvolvimento de 686,7 MW e foi desenvolvido em etapas.


Fase 1, com 326,7 MW e 11 centrais eólicas, estará 100% em operação até o final do ano.

A Fase 2, com 360 MW de capacidade instalada, conta com investimento estimado em R$ 1,7 bilhão


O número de centrais elétricas ainda não está definido, pois depende do aerogerador a ser escolhido pela Engie, que trabalha com um número entre 11 e 12 centrais eólicas. 

Foram os mais de 60 contratos assinados pela Engie com clientes no Mercado Livre este ano que viabilizaram a Fase 2.

“Com a segunda fase de Campo Largo, a ENGIE ultrapassará os 1.000 MW de capacidade instalada em energia eólica no Brasil”, comemora Sattamini. 


O Instituto NET Claro Embratel também informou que o Claro Recicla, outro programa sustentável do Grupo, atingiu a marca de 142 toneladas de materiais recolhidos nos seus 10 anos de existência.

Mas não é só o Grupo Claro que está em busca da sustentabilidade. Na última segunda-feira (3), a TIM anunciou que ainda em 2018 colocará em operação a primeira usina de biogás de resíduos sólidos urbanos com 5 MW de potência para autoconsumo remoto do Brasil.

A planta irá atender 864 sites (antenas) na área de concessão da Eletropaulo, São Paulo capital. 

Com isso, a companhia será a primeira operadora do país a utilizar Biogás para gerar energia dentro de um grande centro urbano com objetivo de abastecer suas próprias instalações.

Veek começa a cancelar linhas inativas neste mês

12
Para não perder sua linha inativa faça uma recarga até o dia 20/12.

A Veek, operadora móvel virtual (MVNO) que utiliza a rede da
TIM, está notificando por e-mail seus clientes com linhas inativas há muito
tempo, isto é que não recebem recarga por um longo período.

De acordo com o comunicado da operadora o cancelamento irá
acontecer no dia 20/12. Para aqueles que estão recebendo o e-mail a operadora
destaca o processo da seguinte forma: “A gente vai cancelar as linhas da
Veek que estiverem sem uso há muito tempo. A sua é uma delas”.

VIU ISSO?

Para não perder o número a Veek diz que basta realizar uma
recarga até o dia 20. Lançada no ano passado a
Veek já cobre 85% dos DDDs brasileiros.

Anatel divulga nova etapa do desligamento do sinal analógico de TV

0
Desligamento passa agora por municípios das regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou uma nova etapa para o processo de desligamento do sinal analógico de TV. Esse processo está andando cada vez mais rápido. No fim do mês passado a agência havia divulgado o desligamento no oeste do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul.

Na nova etapa do processo, que começa a partir de amanhã
(04), cerca de 80 municípios das regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e
Centro-Oeste, passarão pelo desligamento.
Segundo o presidente do Gired, Leonardo de Morais, a análise
da curva de tendência dos municípios que ainda não atingiram a condição para o
desligamento permite concluir que o percentual necessário poderá ser alcançado
em poucos dias. O Gired toma suas decisões com base nos resultados da pesquisa
Ibope Inteligência.
Confira, abaixo, os prazos para desligamento estabelecidos
pelo Gired para cada agrupamento de municípios:
  • Campina Grande (PB), Feira de Santana (BA), Uberaba (MG) e
    Vitória da Conquista (BA): desligamento no dia 5/12.
  • Blumenau (SC), Caruaru (PE), Imperatriz (MA), Rondonópolis
    (MT), Santa Maria (RS), Uberlândia (MG), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC) e
    Juiz de Fora (MG): desligamento inicia-se em 5/12 e termina 17/12
  • Dourados (MS), Governador Valadares (MG), Mossoró (RN),
    Marabá (PA), Parnaíba (PI) e Petrolina (PE): o desligamento inicia-se em 5/12 e
    termina em 09/01/2019.
VIU ISSO?

Solicitação do kit gratuito para TV digital
Os beneficiários de programas sociais do governo têm direito
ao recebimento gratuito de um kit com conversor e antena. A retirada do kit
deve ser agendada pelo site www.sejadigital.com.br ou pelo telefone 147. De acordo
com Antonio Marteleto, presidente da Entidade Administradora da Digitalização
(EAD), nos 19 agrupamentos que passarão pelo desligamento das transmissões
analógicas amanhã, já foram entregues 867 mil kits.

4G será a tecnologia móvel líder na América Latina até o fim do ano

0
GSMA pontua o crescimento do 4G que ultrapassará o 3G na América Latina até o fim de 2018.


De acordo com um novo relatório divulgado pela GSMA durante o evento Mobile 360 Series – Latin America, realizado na América Latina, até o fim de 2018 o 4G ultrapassará o 3G, se consolidando como a tecnologia móvel dominante na América Latina. 

A informação está presente no estudo – “A Economia Móvel: América Latina e Caribe 2018”. “As redes 4G serão responsáveis pela maior parcela das conexões da região (38 por cento) até o final do ano, em comparação com apenas 8 por cento três anos antes”, pontua o estudo.

Com o 4G também atingindo massa crítica em termos de cobertura (82 por cento da população), as operadoras vão investir substancialmente em atualizações de rede para suportar a aceleração do uso de smartphones e dados, definindo o caminho para a era 5G. Prevê-se que o 4G represente quase dois terços do total de conexões até 2025, quando as primeiras redes 5G da região serão implantadas nos principais mercados, como o Brasil e o México, abrangendo 8 por cento do total de conexões na região.
Os consumidores em toda a América Latina estão migrando rapidamente para serviços 4G, impulsionados pelo consumo de vídeo e uso de mídias sociais – e o crescimento do tráfego está exigindo investimentos significativos na rede para suportar serviços digitais novos e existentes”, afirma Michael O’Hara, diretor de Marketing da GSMA.

“Esperamos que as operadoras móveis da região invistam quase US$ 47 bilhões (capex) entre 2018 e 2020 em atualizações de rede antes da mudança para 5G. No entanto, o sucesso futuro dependerá fortemente de um ambiente de política flexível que encoraje o investimento contínuo da operadora em redes e, por sua vez, ofereça os benefícios da conectividade móvel de alta qualidade aos usuários finais.”, completa o executivo.

VIU ISSO?


Metade da população na América Latina já está conectada à internet móvel.
O estudo também revela que cerca de metade da população na América Latina está conectada à internet móvel. A previsão é que até 2025 esse percentual alcance 65%. 
Em meados de 2018, havia 442 milhões de assinantes móveis únicos  na América Latina e no Caribe (68 por cento da população), número que deve crescer para 517 milhões (74 por cento) até 2025. No entanto, há uma grande variação nos níveis de penetração de assinantes; vários países – como Argentina, Chile e Uruguai – estão se aproximando da penetração total, enquanto outros, incluindo Guatemala, Honduras e Nicarágua, ainda têm bastante espaço para o crescimento futuro dos assinantes.

SKY terá estande na CCXP 2018; confira a programação

0
Estande focará na divulgação do SKY Play e terá conteúdo dos grandes estúdios de cinema.

Pela primeira vez a operadora SKY participará da edição 2018
do maior evento da cultura pop do Brasil, a CCXP. A companhia terá um estande
no evento e uma programação especial durante todos os dias do evento (05 a 09
de dezembro).
O SKY Play, plataforma de vídeo sob demanda da operadora, é
a inspiração que dará vida a todo o espaço. “A ideia central é envolver o
público, que é fã de conteúdo, no universo do produto, que tem como premissa
entregar qualidade e relevância de acervo e curadoria”, explica a companhia em nota.

O espaço de 180m² vai se renovar a cada dia de feira,
mostrando a diversidade do conteúdo do SKY Play.  Em parceria com os estúdios de cinema FOX
Home Entertainment Digital
, Warner Bros e Sony Pictures Home Entertainment , o
estande estará com cenários e atrações diferentes todos os dias. Os estúdios
levarão ao espaço ativações relacionadas à filmes como Bohemian Rhapsody,
Animais Fantásticos e Venom, com cosplay, maquiagem artística, estátuas de
vários personagens icônicos, brindes e painéis de fotos.
“Todo mundo que vai à CCXP está sempre antenado nos
lançamentos de filmes, séries e sabem tudo sobre os clássicos. Queremos nos
tornar uma fonte de conteúdo para essa galera. Por isso, o tema do nosso
estande: SKY Play – que conecta diretamente com o que esse jovem está
procurando dentro do universo geek e outros segmentos. Esperamos que se
divirtam muito com as nossas ativações e tenham a experiência SKY também fora
de casa”
, conta Alex Rocco, Diretor de Marketing da SKY.
VIU ISSO?

A SKY também montou um escape room exclusivo, em parceria com a Escape Time, no
qual grupos de até 15 pessoas por rodada terão que adivinhar mistérios das
principais séries e filmes disponíveis na plataforma, para sair da sala em até
20 minutos. Entre os títulos em que a dinâmica do jogo será inspirada estão:
Missão Impossível, Vingadores, Venom, Deadpool, Jurrassic World e Liga da
Justiça
. Além dos clássicos: Star Wars, Harry Potter e The Walking Dead.
Programação da SKY na CCXP 2018
De 05/12 a 09/12
Escape Room SKY Play
05/12: das 17h às 21h
De 06/12 a 08/12: das 11h às 20h30
09/12: das 11h às 19h30
05/12
FOX Home Entertainment Digital
Temas: Bohemian Rhapsody e O Predador
Ativações: painel de fotos, cosplay e bottom personalizado
como brinde para quem visitar o estande.
07/12 e 08/12
Warner Bros.
Temas: Animais Fantásticos, A Freira e Universo DC
Ativações: Cosplay, parede de fotos, estátuas e como
brindes: bottom e cordão de crachá.
06/12 e 09/12
Sony Pictures Home Entertainment
Tema: Venom
Ativações: Cosplay, painel de fotos, maquiagens artísticas e
a presença do influenciador Gordox, no dia 9/12.

Claro já reciclou mais de 142 toneladas de lixo eletrônico

1
Programa de reciclagem da Claro existe há 10 anos. 


O Instituto NET Claro Embratel compartilhou números bem impressionantes sobre o seu processo de recolhimento de materiais para descarte de lixo eletrônico. O programa que foi iniciado há uma década está comemorando a marca de 142 toneladas de materiais recolhidos com o Claro Recicla.

“A Claro tem uma forte preocupação com o destino final de
aparelhos eletrônicos descartados e, por isso, trabalha em ações que incentivam
a reciclagem desses objetos e que reforcem a consciência ambiental da
população. Faz parte do nosso compromisso fomentar a política da logística
reversa e contribuir com a sustentabilidade do setor”,
afirma Daniely Gomiero,
Vice-Presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e responsável pela
área de responsabilidade social corporativa da Claro Brasil.


Como funciona a coleta?
O controle dos itens coletados no Claro Recicla é realizado
por meio de relatórios. O conteúdo depositado nas urnas de todo o Brasil é
recolhido regularmente pela empresa Essencis Soluções Ambientais, que faz uma
triagem de todos os materiais. Os diferentes tipos de peças são contados e
pesados. Por fim, são encaminhados para diversas indústrias recicladoras.

No caso dos celulares e dos chips coletados, eles podem ser
reaproveitados e têm como destino, por exemplo, o mercado de luxo, que
transforma o produto reciclado em joias ou, até mesmo, em itens para a casa,
como torneiras ou serem vendidos como metal puro. As pilhas e baterias são
direcionadas para aterros como resíduo industrial controlado. Outros itens
descartados vão para indústrias que podem reaproveitar o cobre e o plástico dos
materiais para a criação de outros produtos.
A empresa ainda trabalha constantemente em parcerias para promover essas ações, como a iniciativa recente envolvendo o programa de fidelidade da operadora, Claro Clube, destinado a clientes pós-pagos. No projeto, os usuários podem depositar celulares, baterias recarregáveis, chips e acessórios obsoletos ou fora de uso nos pontos de coleta, que podem ser encontrados em diversas lojas da Claro em todo o Brasil e ganhar até 1.000 pontos para trocar por produtos. As urnas coletoras, no entanto, estão disponíveis para qualquer pessoa, não só clientes, e recebem materiais, como celulares e acessórios, de todos os fabricantes.


VIU ISSO?

“A iniciativa contribui para a preservação ambiental,
incentiva a atitude consciente dos consumidores e é um reflexo das boas
práticas sócio ambientais contidas em nossos valores, o Claro Recicla é um dos
exemplos da aderência da Claro Brasil à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O descarte correto do lixo eletrônico ajuda a combater a contaminação da água e
do solo, trata de forma adequada os materiais tóxicos, reduz a quantidade de
lixo e diminui a extração de metais pesados”
, diz a companhia em nota.

Nextel prorroga de novo programa que oferta planos para negativados

5
Consumidores terão mais um tempo para contratar um plano pós-pago da operadora por meio da campanha “Voto de Confiança”.


A Nextel prorrogou mais uma vez a campanha “Voto de Confiança”, pelo qual as pessoas que estão com o nome negativado no SPC ou Serasa podem contratar qualquer plano pós-pago da operadora.


Com a prorrogação, os consumidores negativos têm até o dia 15 de dezembro para ir a uma loja Nextel ou acessar o site da operadora e assinar um plano pós-pago de celular. 


Essa já é a segunda vez que a operadora prorroga o programa. Inicialmente, os negativados no SPC e Serasa poderiam contratar os planos pós-pagos até o dia 15 de novembro. 

Posteriormente, o prazo foi prorrogado até o dia 30 de novembro. Agora, os consumidores terão um tempinho maior para aderir ao programa: até o dia 15 de dezembro. 

Para divulgar a prorrogação da oferta, a operadora publicou um vídeo no seu canal no YouTube na semana passada com seu atual garoto-propaganda, João Cortês. Veja o filme:


VIU ISSO?



No vídeo, Cortês conta que o programa “Voto de Confiança” está agilizando a vida de muita gente. Por isso, a operadora decidiu prorrogar o prazo de vendas dos planos para negativados para dar essa oportunidade para mais pessoas. 


O objetivo da operadora, segundo o ator, é garantir que cada vez mais brasileiros estejam conectados quando eles mais precisam. 

Cortês então encerra o vídeo chamando os consumidores para mudar para Nextel: “Mude para quem confia em você.”

Os planos disponíveis são de 4GB por R$ 49,99 por mês e de 8GB por R$ 69,99 por mês. Esses preços são válidos para contratação realizada pela portabilidade.

Os pacotes contam com ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil utilizando o código 99, internet sem bloqueio, roaming nacional grátis e SMS ilimitado.

Só não podem participar da campanha “Voto de Confiança” os consumidores que estão inadimplentes com a Nextel.