29/03/2024

Oi e Nokia fazem parceria para expandir banda larga fixa e móvel

Objetivo é atender a demanda crescente de conectividade no Brasil.


A Oi firmou uma parceria tecnológica com a Nokia na última terça-feira (4), na sede da fabricante, em Espoo, na Finlândia. O objetivo é atender a demanda crescente de conectividade no Brasil. 


A iniciativa faz parte da reestruturação operacional prevista no plano de recuperação judicial da Oi, que está focado na expansão da rede de fibra ótica e no aumento da cobertura de dados móveis. 


A Nokia irá fornecer para a Oi equipamentos para sustentar a transformação de toda a rede de banda larga fixa e móvel da operadora.

Além de possibilitar a expansão da cobertura de fibra óptica residencial e banda larga móvel, o projeto deixa a rede da companhia preparada para a chegada do 5G, quando esta tecnologia estiver disponível no Brasil.

Um novo modelo de negócio foi adotado para a implantação da fibra óptica até a casa do cliente (Fiber To The Home – FTTH), possibilitando à Oi ampliar e acelerar a oferta dos serviços Oi Fibra e Oi TV. 

Em setembro, a operadora atualizou seus planos criando pacotes especiais para ofertar seus serviços de fibra óptica, que já está disponível em 25 municípios.

“Com mais essa parceria tecnológica de longo prazo, esperamos consolidar nossa rede de fornecedores e nos beneficiar de maior eficiência operacional conforme prosseguimos com nosso processo de reestruturação. O intuito é trazer o que há de mais avançado em conectividade para nossos clientes, proporcionando a eles uma experiência cada vez melhor com nossos serviços”, afirma o presidente da Oi, Eurico Teles. 

“Com nosso portfólio, que vai de ponta a ponta em tecnologia e serviços, conseguimos oferecer a operadoras como a Oi novos recursos em serviços fixos e móveis, no caminho para o 5G”, completa o presidente da Nokia para América Latina, Osvaldo Di Campli.


VIU ISSO?


A partir do acordo assinado com a Nokia, na fibra óptica residencial, a companhia espera chegar a 10 milhões de residências passadas com fibra (homes passed) até o final de 2021. 

A Nokia e a Oi também esperam evoluir a qualidade do serviço de banda larga residencial, pela adoção de novos modelos que melhorem os serviços Oi Fibra e Oi TV, assim como a própria experiência do cliente. 

Essas soluções incluem Beacons Nokia WiFi, bem como a utilização de plataformas de gerência do ambiente WiFi da casa do usuário, melhorando a cobertura e performance do serviço de ultra banda larga. 

A solução deverá estar disponível aos clientes da Oi em diferentes pontos de venda pelo país, sob demanda, por meio de um contrato de revenda entre as empresas.

Outra solução é a implantação da rede AirScale Single Radio Access. Com essa rede, a Oi espera oferecer serviços de dados em telefonia móvel de alta velocidade, permitindo a atualização por software para atender também o 5G quando estiver disponível no país. 


Além disso, a Nokia, através de uma consultoria do Bell Labs, estará também dando suporte à Oi na avaliação de oportunidades e na transformação do seu negócio.


Para ter suporte na implementação do seu plano de investimentos, a Oi contratou a empresa de consultoria Oliver Wyman.

O plano estratégico da Oi foi desenhado para orientar ainda os investimentos na adequação da rede móvel para as soluções de internet das coisas (IoT).

Os novos contratos preveem que os projetos sejam concluídos em até cinco anos, podendo ser antecipados. 

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários