20/12/2025
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Oi lança serviço de computação em nuvem Oi Smart Cloud

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A operadora de telecomunicações Oi anunciou nesta terça-feira o lançamento de seu serviço de computação em nuvem (“cloud computing”), chamado de Oi Smart Cloud. O produto oferecerá infraestrutura para armazenamento e processamento de informações para o mercado corporativo.

O foco da companhia são as grandes empresas, que terão acesso à infraestrutura de data center e a soluções E2E (“end to end”, fim a fim). O diferencial do Oi Smart Cloud em relação a outros serviços de computação em nuvem, segundo a Oi, é que a cobrança será feita de acordo com o consumo, como uma conta mensal de telefone, o que deve resultar em economia de custos, prazos e infraestrutura de tecnologia.


Com a novidade, a Oi se torna a operadora do país a apresentar solução completa de tecnologia da informação (TI) para grandes empresas e dá mais um passo para a consolidação de sua liderança no setor de telecomunicações.

“O País vive o crescimento econômico sustentável e é natural que a procura por nuvem cresça,” diz o diretor da unidade de negócios do corporativo da Oi, Maurício Vergani. De acordo com levamento da consultoria IDC, o mercado brasileiro de computação de nuvem deve movimentar R$ 1 bilhão até 2014 e registrar crescimento anual de quase 70%. A expectativa é que até 2013, 35% das grandes empresas usem esse tipo de serviço.

Oi – Mais Completa, Mais Vantagens

Fox Sports começa a ser exibido por algumas operadoras de TV já a partir deste domingo

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INFORMATIVO:

Representantes de todas as TVs a cabo foram à festa de lançamento da Fox Sports, anteontem, no Copacabana Palace, no Rio. Dessas empresas, Oi, Telefônica, Embratel e GVT já fecharam com o canal e o exibirão a partir de domingo. As conversas com a Sky ainda prosseguem. Diretores da Fox Sports dizem que a Net é a operadora que mais oferece resistência.

Recarga Fácil Atinge R$ 100 milhões em Vendas de Recarga

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A JCN Sistemas, empresa proprietária dos canais de vendas eletrônicas “Recarga Fácil” e “Recarregue Fácil”, utilizados pelas principais operadoras do País para a comercialização de recarga de celular através do próprio aparelho e pela Internet, registrou em 2011 um movimento da ordem de 7 milhões de recargas vendidas através do seu sistema.

A marca é expressiva para um canal de vendas eletrônicas, considerando-se que 70% dos usuários desse canal mobile pertencem às classes C e D, conforme pesquisa realizada pela Expertise Inteligência e Pesquisa de Mercado.
Ao se computar um tíquete médio de R$ 15,00 nas URAs e R$ 19,00 na Web, em operações provenientes de ambos os canais, o resultado apurado pela JCN é de um movimento financeiro na casa dos 100 milhões, proporcionado pela empresa às operadoras de telefonia celular, ao longo do ano passado ano, e cerca de R$ 160 milhões somando-se últimos três anos.
Até o final de 2010, a base de usuários ativos dos canais da JCN atingiu 1,7 milhões de pessoas. Em 2011, tal indicador subiu para 2,3 milhões. Esta base de clientes ativos representa cerca de 4% dos 177,6 milhões dos usuários de celular pré-pago existentes em todo o Brasil, considerando-se o conjunto das operadoras. 
De acordo com a pesquisa feita pela Expertise Inteligência e Pesquisa de Mercado, realizada a pedido da JCN, 31% dos usuários do canal Recarga Fácil têm renda mensal situada entre R$ 501 e R$1050, enquanto outros 39% recebem entre R$ 1051 e R$ 2.200.
Realizada junto a 297 consumidores de todas as Regiões, a pesquisa mostra também que 53% dos pré-pagos estão em mãos de usuários jovens (entre 18 e 29 anos) e outros 30% têm entre 30 e 39, sendo que a grande maioria (nada menos que 72%) não dispõe de qualquer serviço residencial de TV por assinatura.
De acordo com Frederico Assis, diretor da JCN, um dado surpreendente da pesquisa está na grande aceitação desse público pelas compras por canal eletrônico. “Os dados mostram que 39% desses usuários já realizaram pelo menos uma transação financeira ou compra via Internet e 91% do total declararam preferir a compra da recarga através de canal on-line, obtendo nota média de 9,0 (numa escala de um a dez) sobre a preferência do sistema em relação à recarga física”, comenta Assis.
Pelos dados da Expertise, 46% dos portadores de celular pré-pago valorizam o sistema online por não precisar sair de casa em busca da recarga, enquanto outros 21% pontuam principalmente a possibilidade da recarga a partir de qualquer lugar ou horário.
No universo pesquisado, 22% afirmam como principal vantagem do sistema a compra por cartão de crédito. Em média, confirma o estudo da Expertise, os usuários do Recarga Fácil realizam 8 operações de recarga a cada seis meses e 97% deles apontam níveis de satisfação com notas entre 7 e 10, sem distinção entre as diferentes operadoras.
De posse desses dados de pesquisa e dos números de seus próprios sistemas, a JCN vem conseguindo fortalecer a parceria com as operadoras na realização de campanhas inovadoras voltadas para o portador de celular. Numa delas, a empresa atraiu uma das maiores operadoras do País para uma promoção no canal “Recarregue Fácil”, que distribuía recargas gratuitas para usuários de pré-pago que aceitassem participar de um concurso do tipo “a melhor frase”. 
Nessa campanha os participantes tinham que levar suas próprias frases (e a dos demais concorrentes) para serem votadas em seus perfis nas redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook. “Em poucos dias, obtivemos um resultado viral surpreendente, o que mostra a grande aceitação dos usuários de recarga para as campanhas eletrônicas”, prossegue Assis.
Com o sucesso das vendas de recarga e os dados da Expertise, a JCN iniciou uma “fase dois” em seu plano de negócios, que consiste em atrair parceiros de “cross-selling” interessados em atingir os usuários de pré-pago. Numa parceria com a seguradora australiana QBE, a empresa vendeu, em três meses, um volume superior a 100 mil apólices de seguros de massa via canal Recarga Fácil.
Outra parceria recente é com a empresa IESDE, uma das líderes do País em cursos pela Internet, que está vendendo inscrições em seus cursos através do canal Recarregue Fácil.
A JCN estabeleceu parcerias também com a programação da MTV, visando as vendas de recarga pelo portal da Emissora para o público adolescente.
De acordo com Roberto Liberato, diretor da Expertise Inteligência e Pesquisa de Mercado, o universo de usuários de pré-pago pode abrir boas oportunidades para ações de marketing direto, marketing promocional e marketing de relacionamento, tendo em vista a alta fidelidade desse público com o produto “recarga”.
“Nossas pesquisas indicam que garantir o celular carregado está entre as necessidades mais indispensáveis apontadas por este público”, explica Liberato. Com isto, avalia o especialista, não só os canais utilizados para as operações de recarga se potencializam como fortes pontos de contato, como o próprio ‘objeto de desejo recarga’, aliado ao conforto percebido pelos consumidores no canal da JCN, se habilita como potencial atrativo em campanhas de vendas combinadas ou usando a recarga como recompensa.
Para crescer suas operações num ritmo superior ao próprio crescimento da base de celulares pré-pagos no país, a JCN vem investindo em agressivas campanhas de massa, seja via parcerias, como é o caso da campanha cooperada com a MTV; seja através de iniciativas próprias. Recentemente, a empresa contratou o apresentador do SBT, Celso Portiolli, com grande aceitação pelas camadas C e D, para divulgar seus produtos na grade do SBT; e investiu fortemente em inserções de TV (através dos canais de parabólica) que atingem um total de 15 milhões de famílias.
Sobre o Recarga Fácil
O sistema Recarga Fácil foi desenvolvido e lançado pela JCN em 2008 e já superou 2,5 milhões de transações de negócios beneficiando operadoras, empresas de cartão e usuários de pré-pago. Atualmente, o sistema funciona com os cartões Visa, Mastercard, Hipercard, Fortbrasil, Avista, Sorocred e Aura, oferecendo recargas para usuários TIM e Vivo em todo o território nacional.
A utilização do Recarga Fácil é realmente simples. Usando o próprio celular pré-pago, o usuário acessa o serviço de URA através do telefone *32245 (equivalendo à palavra “*fácil” no teclado alfa-numérico) e adquire a recarga em instantes através de comandos de teclado e com o número do cartão. Todo o sistema de atendimento URA, conexão com as operadoras, conexão com os cartões e validação dos eventos de negócios fica a cargo da própria JCN.
Sobre a JCN Sistemas
A JCN Sistemas é uma empresa de capital nacional com 6 anos de atuação no mercado de Telecom voltada para o desenvolvimento de aplicações mobile. Atualmente explora 3 unidades de negócios: Plataforma Corporativa de SMS; Validação de Eventos; Certificação Digital.

Operadoras tentam atrelar venda de chip micro-SIM

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Comprar um chip para celular do tipo micro-SIM em planos pré-pagos é tarefa árdua. Em São Paulo, lojas das principais operadoras tentam forçar o cliente a assinar um plano pós-pago na hora de comprar o chip, que é menor e funciona com smartphones mais novos, como o iPhone 4S e o Lumia 800.

A prática vai contra as regras da Anatel, que diz que as operadoras não podem fazer discriminação na oferta de seus planos de serviço.
Selma do Amaral, diretora de atendimento do Procon-SP, diz que vincular o micro-SIM aos serviços pós-pagos pode ser considerado prática abusiva -lojas ou operadoras podem ser multadas.
“Os clientes interessados devem exigir a venda do micro-SIM em planos pré-pagos. Se isso não ocorrer, devem procurar o Procon”, diz ela.
Nas dez lojas da Oi contatadas não foi possível comprar o micro-SIM em planos pré-pagos. Vendedores só o ofertavam em pós-pago.
O problema se repetiu com a TIM. De dez lojas procuradas, só uma vendia o chip em pré-pago, mas desde que o cliente levasse R$ 17 em crédito, além dos R$ 10 do chip.
Na Claro, o chip podia ser comprado em pré-pago em duas lojas (de seis ouvidas), mas a venda também era ligada à compra de crédito.
Essa prática, segundo a diretora do Procon, pode ser vista como venda casada, o que é irregular.
A Vivo foi a única operadora que não dificultou a venda do micro-SIM em pré-pago.
Em nota, a Oi disse que não vende o micro-SIM no pré-pago por avaliar que não há demanda de mercado.
A TIM afirmou que comercializa o micro-SIM em suas lojas e que não faz distinção entre clientes de pré e de pós-pago. Prometeu apurar os relatos da Folha e tomar “medidas cabíveis” se as irregularidades forem confirmadas.
A Claro também disse que vende o micro-SIM pré-pago em suas lojas e que não é obrigatório comprar crédito extra ao adquirir o chip. Segundo a operadora, o vendedor apenas orienta o cliente a fazer a recarga para sair da loja já acessando seus serviços.

Claro reformula “Ideias TV” e estuda serviço OTT em parceria com Net e Embratel

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Aproveitando o lançamento de suas redes HSPA+, que, em termos de velocidade, representam um passo intermediário entre o 3G e o 4G, a operadora de celular Claro reformulou o seu serviço de streaming de vídeo, chamado de “Ideias TV”. O produto, criado há alguns anos dentro do portal da operadora, agora é acessível através de um site desenvolvido em HTML5, tecnologia compatível com a maioria dos smartphones vendidos no mercado brasileiro. É possível assistir ao vivo as transmissões da MTV, Cartoon Network, Nickelodeon, Discovery Channel e History Channel, além de acessar vídeos de esportes, notícias e conteúdo adulto. O layout para a navegação foi redesenhado e houve a inclusão de um botão para colher comentários dos usuários. O desenvolvedor parceiro no projeto é a brasileira Movile.
Quanto ao aspecto comercial, o novo “Ideias TV” oferece três opções de assinatura: diária (R$ 0,50), semanal (R$ 2,99) e mensal (R$ 9,99). “Como as sessões no celular são curtas, geralmente para matar o tempo, criamos a opção de assinatura diária”, justifica a diretora de serviços de valor adicionado e roaming da Claro, Fiamma Zarife.

OTT

Na Argentina, o grupo América Móvil, que controla a Claro, lançou recentemente um serviço de vídeo residencial over the top (OTT), acessível por usuários de banda larga fixa, com o nome de “Ideas Entretenimiento”. A Claro estuda a possibilidade de trazê-lo para o Brasil, aproveitando a convergência com outras empresas do grupo, como a Net e a Embratel. Será preciso também integrá-lo de alguma forma ao Ideias TV.”Talvez não faça sentido manter duas marcas com dois serviços parecidos. Pensaremos em uma estratégia para convergir, para juntar esforços, dentro do conceito de TV everywhere, sob uma marca só”, adianta Fiamma.

Oi leva internauta para passar seis dias no Carnaval de Salvador

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Operadora realiza concurso cultural na fan page do Facebook. Ação premiará a melhor história compartilhada na rede social, a partir de vídeos e fotos

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A Oi realiza o concurso cultural “Ligados no Carnaval”. A iniciativa é a primeira das ações da operadora no Carnaval de Salvador, que incluem ainda patrocínio ao camarote Cerveja & Cia, produção de conteúdo para a web durante o evento e uma campanha online dos produtos da empresa. Para participar da promoção e concorrer a uma viagem para a capital baiana, os internautas devem entrar na fan page da marca no Facebook e contar qual foi o melhor Carnaval de suas vidas, podendo marcar amigos, fotos e publicar vídeos.

Quem compartilhar a melhor história terá direito a passar seis dias em Salvador, com acompanhante, no camarote Cerveja & Cia. No local, a Oi fará degustação de Oi WiFi, Oi Dados e Oi Rdio, além da divulgação do Oi Velox, Oi Velox 3G e Oi Internet Total. A fan page terá ainda entrevistas diretamente do camarote e tweets dos usuários com a hashtag #ligadosnocarnaval. A companhia também instalará antenas para acesso à internet em locais externos, pontos turísticos e áreas de grande concentração de pessoas.

A Oi é favorável à medição de qualidade na banda larga

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Mensagem Importante da Oi pra você:

Companhia defende o estabelecimento de padrões classificatórios e rankings de desempenho das empresas para divulgação transparente, que permita melhor escolha dos usuários como é feito em outros países

A Oi propôs e formalizou na Anatel a adoção de um sistema de medição de qualidade da rede de banda larga, bem como a divulgação dessa medição, por entidade independente, como medida de transparência para melhorar a percepção dos consumidores. A proposta feita à Anatel seguiu os padrões técnicos adotados na Europa e nos Estados Unidos e contou com amplo respaldo de estudos de consultorias especializadas. Além disso, a companhia participou em 2010 do primeiro teste, realizado pelo Inmetro em parceria com a Anatel, que apontou a rede da Oi como um dos melhores indicadores de qualidade.

O questionamento da companhia enviado à Anatel diz respeito ao estabelecimento de metas que não dependem exclusivamente das operadoras de telecom, já que o desempenho está atrelado a diversos outros fatores, que podem afetar o funcionamento do serviço final, como: a característica do site que está sendo acessado, conexões internacionais, redes de outras empresas, o servidor e o próprio computador utilizados pelo consumidor, entre outros. Há estudos técnicos de respeitáveis entidades que respaldam esse conceito. O procedimento regulatório até aqui praticado é o de obter medições estatisticamente consistentes, previamente à discussão de metas.
Não é prática internacional o estabelecimento de metas de uma rede que utiliza premissas estatísticas para o dimensionamento das ofertas de banda larga, uma vez que o próprio uso estatístico é dinâmico e evolutivo, pois depende da carga dos conteúdos de texto, áudio ou vídeo.
Por fim, no caso do serviço móvel de banda larga, os países, de forma generalizada, não adotam metas de banda garantida, por conta da inviabilidade técnica dessa garantia, decorrente da mobilidade característica do serviço. Durante o processo de Consulta Pública que precedeu o Regulamento, não foi dado ao conhecimento público eventual estudo técnico que justificasse tal medida, com a devida avaliação de impactos.
O pedido de revisão do Regulamento feito pela companhia é direito previsto no Regimento da Agência, que o legitima, já tendo sido exercido no setor em outras oportunidades. A solicitação de “Anulação” é um termo regimental da Anatel, utilizado em qualquer tipo de alteração solicitada, e o objetivo da Oi é aprimorar o regulamento conforme padrões internacionais.
A Oi reitera o seu compromisso com a qualidade e com o consumidor e acredita que o regulamento de qualidade da Anatel possa ser aprimorado seguindo os padrões internacionais.

Internautas pedem qualidade na banda larga e criticam a Oi

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O grupo Campanha Banda Larga organizou um tuitaço nesta segunda-feira (30) para dar força à campanha que defende a manutenção das metas de qualidade mínima para a banda larga fixa e móvel no País.



O assunto virou polêmica após a operadora Oi entrar junto à Anatel com um Pedido de Anulação do Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGS-SCM) e do Regulamento sobre Gestão da Qualidade de Prestação do Serviço Móvel Pessoal (RGQ-SMP). Em pouco tempo, a hashtag #OiContraQualidade chegou em 1° nos Trending Topics do Twitter no Brasil.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) foi um dos que convocou os consumidores a enviarem mensagens para a diretoria da operadora. Em seu site, o Idec brinca com uma das propagandas da operadora: “Internet de qualidade? A Oi é contra, simples assim”.
Com a hashtag, internautas exigiam explicações à Oi e criticavam o pedido de anulação. O cantor Leoni, foi um deles: “#Oicontraqualidade Não deixe a Anatel aceitar a chantagem da Oi contra a qualidade na internet!”, escreveu no Twitter. “Internet lenta atrasa desenvolvimento. E a #Oicontraqualidade quer manter as coisas assim”, disse o professor @caffsouza.
Veja alguns dos comentários dos internautas sobre a campanha que separamos pra vocẽ dar uma lida:

Confira as novidades do portal #Minha Operadora para Fevereiro

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Fevereiro chegou e como já é de praxe todo início de mês o portal inova e traz sempre algumas novidades! Confira quais são elas:
* Novo Visual: O portal está sempre tentando fornecer a maior experiência visual para o leitor, por isso o portal anuncia um novo Design. Esperamos que fique satisfeito com as cores e tonalidades do novo portal #Minha Operadora. Explore ao máximo o novo design e descubra nossas novas funcionalidades!
* Vídeos e Séries Especiais: A partir deste mês de Fevereiro o portal traz mais uma novidade. Toda quinta-feira será exibido um vídeo patrocinado por uma operadora, uma série de marketing de uma prestadora ou até mesmo um vídeo que trate de telefonia que nós acharmos pela web. Iremos toda semana efetuar uma programação para que você possa sempre saber o que o vídeo que vai ao ar dias antes. O vídeo que será exibido na semana será anunciado previamente na página principal do Portal #Minha Operadora. O primeiro vídeo do quadro será exibido já na quinta-feira (09) e já está passando por análise da nossa Equipe para conseguir os direitos de exibição.
* #EuTenhoUmaDúvida: A Interatividade no Portal #Minha Operadora está só aumentando! Agora você faz uma pergunta pra gente e nós respondemos sua dúvida na página principal do Portal pra todo mundo ver, tirando a dúvida de pessoas que talvez tenham a mesma dúvida que você. Basta apenas possuir cadastro em nosso site. Você pode perguntar coisas tais como: – Como a operadora consegue identificar um usuário que esteja em outra cidade? Ou: – Por que as operadoras as vezes dividem suas torres de transmissão com outras concorrentes? Enfim… Você manda a sua dúvida que a gente escolhe a pergunta mais interessante. Faremos uma pesquisa sobre o assunto e responderemos pra você. Se a sua pergunta não for escolhida numa semana fica guardada em nossos arquivos para quem sabe respondermos na outra semana. A pergunta escolhida na semana será respondida sempre nas noites de Domingo.
E claro que as novidades não param por aí. Estaremos trabalhando para trazer cada vez mais inovações para que você possa sentir realmente o quanto você pode participar do mundo das Telecomunicações. Bem vindo Fevereiro! Que neste mês possamos conseguir repetir nosso crescimento como nos meses anteriores. Aproveite ao máximo todos os serviços oferecidos pelo portal #Minha Operadora. Esperamos que goste!

4G: Operadoras do Brasil insistem em separar 450 MHz do 2,5 GHz

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Em audiência pública realizada nesta terça-feira, 31/01, em Brasília, na Anatel, o SindiTelebrasil defendeu a desvinculação das faixas de 2,5 GHz e 450 MHz no leilão para a venda de espectro, previsto para acontecer em abril pelo governo Dilma. Também manifestou que a fixação de metas de coberturas do serviço 4G aconteçam apenas para as cidades-sedes e sub-sedes da Copa das Confederações e da Copa de 2014. 

A posição coloca mais uma vez teles e Anatel em campos opostos. A Anatel vinculou as faixas, com a justificativa de atrair interessados na compra da faixa de 450 MHz, voltada para levar serviços de telefonia e banda larga para as áreas rurais. Para o SindiTelebrasil, no entanto, as faixas de 450 MHz e 2,5 GHz ‘possuem características e finalidades distintas”. 
Na sua exposição, o SindiTelebrasil deixou claro que a a tecnologia disponível para uso na sub-faixa de 450 MHz não é indicada para o caso brasileiro, pois não há sinergia com as demais tecnologias em operação. Segundo ainda a entidade, “essa faixa tem menor capacidade para transmissão de dados, pouca escala de produção e evolução incerta”.
Já com relação ao uso do 2,5 GHz, pelas suas características técnicas e funcionais, a faixa é ideal para atender às necessidades de capacidade de dados e não de cobertura, sustentou ainda o Sinditelebrasil. As operadoras deixaram claro que “as metas de cobertura previstas no edital, para o uso de 2,5 GHz, exigirão altos níveis de novos investimentos que deverão ser feitos sem que ainda tenha ocorrido a amortização dos investimentos realizados para o atendimento do edital de 3G”. 
A Anatel trabalha com a previsão de que todas as cidades-sede da Copa das Confederações de 2013 serão atendidas até o fim de maio de 2013 com a tecnologia 4G. Pretende também que, até o fim do mesmo ano, todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo de 2014 sejam atendidas. Para as capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes, a quarta geração da telefonia celular deve chegar até maio de 2014, enquanto as cidades com mais de 100 mil moradores deverão ser beneficiadas até dezembro de 2015.
Por fim, além de cobrar o uso da faixa de 700 Mhz para a 4G – essa faixa é a do divididendo digital provocado pela digitalização da TV pelo uso do SBTVD – o SindiTelebrasil destacou a necessidade de que sejam estabelecidos mecanismos para cobertura e atendimento de áreas rurais e remotas, com recursos públicos, especialmente os de fundos setoriais de telecomunicações.
A consulta pública sobre a proposta de Edital de Licitação para a expedição de autorizações de uso de Radiofrequências na subfaixa 2,5 GHz e 450 MHz, associadas a autorizações para exploração do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), do Serviço Telefônico Fixo Comutado Destinado ao Uso do Público em Geral (STFC) e e do Serviço Móvel Pessoal (SMP), disponível por meio da Consulta Pública nº 4, foi aberta no dia 25 de janeiro e receberá contribuições até o dia 26 de fevereiro.