O Presente e Futuro da TV Por Assinatura no Brasil

Renato Svirsky
3 min de leitura

A popularização da internet e a expansão da fibra atualmente nos faz esquecer um pouco que toda essa história começou no início dos anos 90, com o lançamento de grandes operações de TV a Cabo no Brasil.

- Publicidade -

Muitos dos grandes operadores de banda larga, nos dias de hoje, começaram a expandir suas redes Brasil adentro através da oferta de TV por assinatura. Depois, modificaram o seu foco para as operações de internet.

Essa mudança na infraestrutura foi acompanhada pela revolução da web 2.0, que massificou a produção de conteúdo alternativo e as redes sociais. Porém, o mais curioso é que o principal formato consumido na internet atualmente continua sendo o vídeo. E os mesmos conteúdos pioneiros e populares, os conteúdos televisivos (abertos ou fechados), foram os últimos a embarcar na festa.

- Publicidade -

Por um mix de conservadorismo e dúvidas regulatórias, o primeiro serviço de TV por assinatura via internet no Brasil foi a Guigo TV, lançada em 2018. Um serviço barato e democrático, como devem ser os serviços pela internet. Depois vieram DirectvGO e Claro TV Box, também na mesma linha, com ofertas mais acessíveis que os serviços tradicionais das mesmas operadoras.

O lançamento e sucesso dos produtos de streaming das grandes programadoras (Globoplay, Disney+, HBO Max) mostra que o que mudou não foi a demanda pelos conteúdos de qualidade produzidos, mas a forma de consumo dos vídeos. A queda no número de assinantes da TV por assinatura se mostrou uma migração para novas formas de consumo, em vez de um desinteresse geral pelo conteúdo em si.

- Publicidade -

No período da pandemia, por exemplo, uma pesquisa da Kantar IBOPE Media apontou que 58% dos usuários de internet disseram que viram mais vídeo e TV online em streaming pago durante o tempo de isolamento. Cada indivíduo passou cerca de 1h49 por dia assistindo a conteúdos em plataformas de streaming.

O desafio agora é olhar para o futuro e trazer outras inovações para o consumo da televisão. Interatividade, engajamento, novas formas de monetização, sempre com uma ótima experiência do usuário. Este é o futuro que nos espera, e o percurso está só começando.

Compartilhar este artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários