30/04/2024

Divergências atrapalham acordo entre TIM e Open Fiber

Ambas as marcas seguem em negociações para criação de uma rede única de fibra óptica.

Logotipo TIM e Open Fiber
Imagem: Logotipo TIM e Open Fiber

Em negociações há meses, a TIM Itália (BIT: TIT) e a empresa Open Fiber planejam se unir para a criação de uma rede única de fibra óptica. No entanto, os conflitos entre ambas começaram a surgir.

A operadora da Telecom Itália, por exemplo, afirmou que o modelo de negócios da sua concorrente de menor porte é uma “falha”. Para a empresa, uma rede de banda larga precisa ser administrada por um player verticalmente integrado.

Ou seja, é uma estratégia que agrega dois ou mais processos de uma mesma cadeia de valor e uma das empresas na fusão assume o controle dos fatores de produção ou distribuição.

A Open Fiber é uma companhia com atuação exclusiva no atacado, que oferece sua rede para acesso de diferentes empresas nas mesmas condições.

VIU ISSO?

–> Como é a operação 5G da Claro, Vivo e TIM mundo afora?

–> TIM Itália é multada em 116 milhões de euros

–> TIM Itália oferta 50 GB por 10 euros mensais

Divergências entre ambas surgem na governança e regulamentação, o que pode frustrar o acordo que previa a fusão de ativos na rede de fibra.

De acordo com a TIM, a união entre as duas é a melhor solução para que a Itália tenha a mais moderna infraestrutura de banda larga via fibra óptica, especialmente depois da crise gerada pelo novo coronavírus. No entanto, a operadora não quer abrir mão de controlar a própria rede.

Na contramão, a Open Fiber aponta que, segundo os novos regulamentos da União Europeia e o órgão de vigilância das telecomunicações da Itália, o atacado é o melhor modelo para financiar investimentos de uma nova rede.

Contra a declaração da TIM, a empresa diz que conectou mais de 8,5 milhões de residências em apenas três anos, tudo pelo modelo de negócio praticado.

Com informações de KFGO

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários