
A presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, manifestou frustração com a perda dos direitos de transmissão da Copa Sul-Americana pela emissora a partir de 2027, declarando estar “bem chateada” com a decisão anunciada pela Conmebol. A edição de 2026 será a última exibida pelo canal na TV aberta, encerrando um ciclo que começou em 2023 quando a emissora perdeu a Libertadores para a Globo.
Leia mais:
- CazéTV fecha acordo e transmitirá Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028
- Streaming gratuito com anúncios cresce rápido e mira US$ 11 bilhões até 2030
- Veja como conseguir YouTube Premium com o Google One
TNT Sports assume no YouTube
Com a saída do SBT, a Copa Sul-Americana não terá transmissão na TV aberta tradicional no próximo ciclo. A TNT Sports garantiu os direitos para plataformas gratuitas e exibirá as partidas através de seu canal oficial no YouTube, adotando uma estratégia digital para alcançar o público brasileiro. Na TV fechada, a ESPN manteve os direitos e mostrará os jogos também no streaming Disney+.
A mudança representa uma transformação significativa na distribuição do segundo principal torneio de clubes da Conmebol. Enquanto o SBT utilizava a TV aberta convencional para alcançar milhões de telespectadores, a TNT Sports aposta no alcance das plataformas digitais para atrair especialmente o público mais jovem e conectado à internet.
SBT fica apenas com Champions
A partir de 2027, o SBT concentrará sua cobertura de futebol internacional exclusivamente na Liga dos Campeões da Europa. A perda da Copa Sul-Americana reduz significativamente o portfólio de competições de clubes da emissora, que havia apostado no torneio continental como alternativa após perder a Libertadores há dois anos.
A Copa Sul-Americana chegou ao SBT em 2023 justamente como compensação pela saída da Libertadores, que retornou à Globo após anos. O torneio permitiu à emissora manter presença no futebol sul-americano e acompanhar clubes brasileiros em competição internacional, mas agora essa janela será fechada.
Quer acompanhar tudo em primeira mão sobre o mundo das telecomunicações? Siga o Minha Operadora no Canal no WhatsApp, Instagram, Facebook, X e YouTube e não perca nenhuma atualização, alerta, promoção ou polêmica do setor!
Última edição pode ter grandes audiências
Embora 2026 seja o último ano do SBT com a Sul-Americana, a temporada promete audiências expressivas. A definição dos participantes brasileiros ainda não está completa, mas a competição pode contar com clubes de grande torcida que garantiriam números relevantes para a emissora.
O Corinthians, maior torcida de São Paulo, jogará a Sul-Americana caso não vença a Copa do Brasil, torneio que está na semifinal com Cruzeiro, Fluminense e Vasco da Gama. O São Paulo também disputará o torneio continental se o Vasco se sagrar campeão da competição nacional. Além deles, já estão garantidos na edição de 2026 equipes como Grêmio, Bragantino, Atlético-MG e Santos.
A presença de times com grande apelo popular pode proporcionar ao SBT bons índices de audiência em sua despedida da Copa Sul-Americana. A emissora terá a oportunidade de encerrar o ciclo com transmissões de partidas envolvendo clubes tradicionais do futebol brasileiro, o que pode amenizar o sentimento de frustração manifestado por Daniela Beyruti.





