Ataques DDoS: Hackers ucranianos derrubam internet em áreas ocupadas pela Rússia

Cleane Lima
2 min de leitura

Na manhã da última sexta-feira (27), as operadoras de internet da Rússia afirmaram que sofreram um “nível sem precedentes de ataques DDoS de grupos de hackers ucranianos”, o que provocou a interrupção temporária dos serviços, afetando redes celulares, ligações telefônicas e conexões de internet.

- Publicidade -

Os ataques DDoS realizados por hackers ucranianos invadiram os sistemas visados com tráfego, tornando-os inacessíveis. O grupo de ativistas cibernéticos, conhecido como Exército de TI, afirmou no Telegram, que derrubou três provedores de internet russos: Miranda-media, Krimtelekom e MirTelekom — que operam em partes dos territórios do país que foram ocupados pela Rússia.

“Este é mais um golpe de nosso exército cibernético interrompendo a comunicação militar inimiga na linha de frente”, disseram os hackers.

No caso da Miranda-media, a empresa afirmou que conseguiu restaurar 80% dos seus serviços na noite da sexta-feira, incluindo os prestados por ela e outros dois operadores afetados, a órgãos da lei, organizações governamentais e serviços sociais. Ainda no sábado (28), as conexões de internet em certas regiões da Crimeia ainda estavam interrompidas, enquanto as operadoras trabalhavam para melhorar sua resiliência de rede.

- Publicidade -

Esses ataques DDoS já aconteceram antes, realizado também pelo Exército de TI da Ucrânia. Um deles teria desativado câmeras de vigilância em uma cidade no oeste da Crimeia. “Isolar a logística e a infraestrutura da península é crucial para sua eventual libertação e para dificultar o abastecimento militar”, disseram os hackers.

Ataque DDoS

No Brasil, os provedores de internet também têm sido alvos de frequentes ataques DDoS, causando instabilidades nos serviços em todo o país. A Associação dos Provedores de Internet (InternetSul) divulgou na semana passada que milhares de empresas estão sofrendo com a prática. Na região Sul, são centenas de provedores afetados.

- Publicidade -

No caso, os ataques são direcionados a outro grupo de hackers: os ciberativistas IRoX Team, que que declarou uma guerra cibernética contra Israel e seus apoiadores, divulgando datas para ataques cibernéticos globais.

Compartilhar este artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários