30/04/2024

TIM destaca liderança no 5G em Curitiba ao encontrar prefeito da cidade

Entre os assuntos conversados no encontro com o prefeito Rafael Greca está o projeto de iluminação pública inteligente.

Nesta quinta-feira (11), o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, se reuniu com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e conversou sobre os investimentos no estado, a cobertura 5G nos bairros da capital paranaense, a expansão da UltraFibra, além de outras ações em parceria com o município, como o projeto de iluminação pública inteligente.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil pelo ranking Connected Smart Cities. “Em Curitiba, 15% do offload (tráfego de dados) já é 5G, sendo o maior entre todas as capitais, mostrando o enorme potencial desta tecnologia para a cidade”, salienta o CEO. O offload curitibano é maior que os 10% utilizados, em média, nas outras capitais brasileiras, onde o 5G já é ofertado

Como operadora líder no mercado 5G na cidade, a TIM já instalou 233 estações da tecnologia na cidade, mais de 5 vezes a obrigação da Anatel, que seria de 40 sites em julho deste ano. A previsão é chegar a mais de 250 antenas até o final deste ano.

“Com todos os bairros de Curitiba cobertos, trabalhamos agora para a expansão dessa tecnologia para melhorar ainda mais a experiência dos nossos clientes”, afirma Griseli.

O prefeito Rafael Greca destaca que “Curitiba tem o maior uso da cobertura do 5G no Brasil. Isso é resultado do trabalho árduo da Prefeitura de Curitiba nos últimos anos para tornar a capital paranaense uma cidade cada vez mais conectada. Nos antecipamos, em 2019, na atualização da legislação para tornar menos burocrático o processo de instalação dos equipamentos para a implantação da tecnologia 5G, que hoje já é ofertada em todos os bairros da cidade”.

No Paraná, a TIM Brasil é líder de market share com 51,6% dos usuários móveis, presente em todos os 399 municípios com as tecnologias 3G e 4G, com mais de 6,9 milhões de clientes móveis.

Banda larga UltraFibra e iluminação pública

A internet banda larga por fibra óptica da TIM é outro projeto da operadora em Curitiba. A UltraFibra com velocidade de download de até 1 Giga está disponível para 700 mil domicílios na capital. Lançada em fevereiro, a tecnologia já foi implantada em outras 22 cidades paranaenses.

Ainda este ano, a tele quer iniciar a implementação do projeto de iluminação pública inteligente, após mapeamento e modernização da rede que serão realizados pela concessionária. Em parceria com a Engie, empresa fornecedora de energia renovável, a nova iluminação prevê a redução de 33% do consumo de energia do município.

FonteCGN
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários