11/07/2024

Governo de SC instala antena Starlink em viatura da Polícia Militar

Por meio do equipamento, policiais contarão com conectividade via satélites de baixa órbita em áreas em que as redes tradicionais são fracas.

Na semana passada, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciaram a instalação de uma antena satelital em uma viatura do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Fron), sediado em São Miguel do Oeste, no Oeste de SC. O equipamento fornecerá internet via satélite da Starlink.

Foto: Divulgação

Por meio da tecnologia, os policiais a bordo da viatura passarão a contar a conectividade em áreas em que as redes transmissoras de celular possuem cobertura fraca. Para o comando do 11º BPM/Fron, tenente-coronel Alciones Pulga, a tecnologia via satélite vai ajudar no trabalho operacional na região. “Na fronteira no Extremo-Oeste de Santa Catarina, ainda temos grandes extensões sem cobertura móvel”, afirmou.

Para o secretário Marcelo Fett, “o Governo do Estado está investindo nas novas tecnologias para melhorar a comunicação e o trabalho de suas secretarias e órgãos afins. A Polícia Militar é um exemplo muito positivo do uso da alta tecnologia. Acreditamos que esse tipo de tecnologia, de baixa órbita, possibilitará um ganho muito grande nessa comunicação mais efetiva”, completou.

O uso da antena será o facilitador para conectar o celular da PMSC que está na viatura para receber as chamadas de emergência e também para auxiliar na localização dos eventos que são acionados.

Esse não é o primeiro experimento do Governo do Estado de Santa Catarina com as antenas da Starlink. O primeiro projeto, também experimental, foi o “Ambulância Conectada”, iniciado em 05 de fevereiro em unidades do Samu, com o objetivo de melhorar serviços urgentes prestados pelo Estado.

Em abril, o governo inaugurou seu segundo projeto experimental com o serviço de internet via satélites da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk. A ideia é usar a tecnologia para conectar as viaturas e aeronaves da Polícia Civil. No caso, foi instalada uma antena na base do Serviço Aeropolicial (Saer) de Criciúma.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários