12/06/2024

TIM e Google Cloud reforçam parceria e criam centro de inovação IA na Itália

Empresas pretendem utilizar o centro de inovação para traduzir pesquisas em casos de uso reais aplicáveis ​​ao mercado de IA.

A TIM e o Google Cloud são parceiros de longa data, e recentemente, construíram seu primeiro centro de inovação para clientes chamado de OGR Tech, na cidade de Turin, Itália, que abrigará um laboratório inteligente dedicado ao desenvolvimento e experimentação de tecnologias de nuvem e IA para demonstrar suas aplicações para diferentes segmentos, como cidades inteligentes, turismo, manufatura, varejo e finanças.

Foto tirada do site: Zerounoweb

As empresas pretendem utilizar o centro de inovação para traduzir pesquisas em casos de uso reais aplicáveis ​​ao mercado. Haverá aposta em tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial Generativa e Preditiva, a Realidade Virtual e Aumentada, a Aprendizagem Automática e a Internet das Coisas, oferecendo soluções inteligentes capazes de desenvolver a competitividade e o negócio das empresas e organismos públicos num cenário em constante evolução.

Elio Schiavo, diretor empresarial e de soluções inovadoras da TIM, diz que “Queremos simplificar as escolhas tecnológicas de empresas e órgãos públicos que agora operam em um mercado cada vez mais acelerado, onde a nuvem e a IA estão entre os principais aceleradores da transformação digital”.

“Somos players líderes nestes setores – tanto que em 2023 registámos receitas de cloud de mil milhões de euros, com uma forte tendência de crescimento que continuou no primeiro trimestre deste ano”, completa.

A operadora disse que no centro estão disponíveis áreas de demonstração para demonstrar o potencial das aplicações: vão desde o TIM Urban Genius, plataforma de gestão de cidades inteligentes, até soluções de realidade virtual e aumentada para a fruição imersiva de conteúdos extraídos de atrações artísticas e culturais. a serviços dedicados a melhorar o entretenimento, data centers sustentáveis ​​e as diversas áreas de uso de IA generativa e preditiva.

O centro já opera a TIM Enterprise e o Google Cloud no Opening Future Hub em colaboração com o Intesa Sanpaolo. A mudança ocorre num momento em que a Itália se posiciona para liderar o debate sobre IA na Europa.

No mês passado, o governo italiano reservou um investimento inicial de até um bilhão de euros para promover projetos e startups de IA, que serão apoiados pelo credor estatal Cassa Depositi e Prestiti. A primeira-ministra Giorgia Meloni disse recentemente que a IA estará entre as questões-chave da presidência italiana do G7, que dura até o final deste ano.

Esta semana, a Accenture publicou um estudo que concluiu que as empresas italianas poderiam aumentar o valor acrescentado que criam em cerca de 50 mil milhões de euros até 2030 com o uso generalizado de Inteligência Artificial (IA) generativa, segundo a Reuters.

A TIM está apostando no mercado de IA, pois sabe que é um mercado que irá prosperar na Itália. Uma pesquisa recente realizada pelo Centro de Estudos TIM em colaboração com o Centro de Inovação Intesa Sanpaolo mostrou que a tecnologia está a desenvolver-se fortemente em Itália, como noutros lugares, com um valor estimado de 1,9 mil milhões de euros em 2023, crescendo 37% ao ano para cerca de 6,6 mil milhões de euros em 2027.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários