12/07/2024

Huawei abandona Android e lança novo sistema operacional

De acordo com a empresa chinesa, a arquitetura do sistema oferece uma melhoria de 30% no desempenho geral dos dispositivos.

A Huawei, durante a DC 2024, conferência da marca voltada para desenvolvedores, anunciou o HarmonyOS NEXT, seu novo sistema operacional “construído do zero” para smartphones, tablets, smartwatches e carros. Com isso, a empresa abandona o Android e o Linux, e usará uma arquitetura independente baseada no núcleo e no sistema Hongmeng da empresa.

Foto: Shutterstock

De acordo com a empresa, a arquitetura do sistema oferece uma melhoria de 30% no desempenho geral dos dispositivos e uma redução de 20% no consumo de energia. O HarmonyOS NEXT também suporta continuidade entre aplicativos e dispositivos. Ou seja, o usuário para iniciar uma atividade em um dispositivo, como chamada de vídeo, e continuar em outro.

A Huawei agora precisa de testadores para o HarmonyOS NEXT, sendo que a versão estável do sistema está prevista para chegar ao mercado junto à linha Huawei Mate 70, no quarto trimestre de 2024. No entanto, primeiro ficará disponível na China. Há planos para expandir globalmente, mas há detalhes de quando.

Segundo a chinesa, o sistema operacional possui muitos recursos que ajudarão os usuários com conexões perfeitas, operações mais seguras e recursos mais inteligentes em dispositivos. O novo software utiliza uma arquitetura de sistema unificada que combina as facilidades da nuvem e traz três características principais: inteligência nativa, segurança nativa e uma experiência inovadora completamente renovada para dispositivos.

Além disso, garantem que o sistema operacional torna os aplicativos de terceiros mais suaves e confiáveis ​​em dispositivos Huawei – graças ao suporte do Ark Multimedia Engine, Ark Graphics Engine e FFRT.

Harmony Intelligence

Seguindo a tendência da Inteligência Artificial, o sistema da Huawei também conta com recursos IA, chamando de “Harmony Intelligence”, que inclui ferramenta como geração de imagens AIGC, reparo de som e a funcionalidade “Xiaoyi Vê o Mundo” para descrever imagens a usuários com deficiência visual.

A segurança dos usuários também é uma preocupação da empresa, que introduziu a arquitetura de segurança Star Shield para oferecer proteção de privacidade completa e controlada de dados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários