24/07/2024

Guia de Marketing Digital para Pequenos e Médios Empresários

Descubra o caminho certo para iniciar no Marketing Digital! Dicas essenciais para dominar este mercado competitivo. Leia agora!

Todos os empresários sabem que precisam investir em alguma forma de divulgação para vender o seu produto de forma eficiente. Em um mundo tão tecnológico, nada melhor que o marketing digital que trabalha juntamente com o marketing de conteúdo para conseguir esse objetivo.

Diversas empresas já utilizam o marketing no dia a dia para aumentar as vendas. Como exemplo, podemos citar o 777 brasil bet, que conta com uma ótima divulgação dos seus jogos de apostas. Existem várias categorias dentro do marketing digital e hoje vamos falar um pouco sobre elas e como utilizar na sua pequena e média empresa. Confira a seguir!

O que é o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de atrair clientes criando e mantendo um relacionamento com ele. Ele irá focar em potenciais clientes e apresentar o seu produto com argumentos válidos, além de induzir.

O Inbound Marketing conta com toda uma construção de relacionamento. Essa construção se baseia em 4 etapas fundamentais. Essas etapas são atrair, vender, converter e encantar. E em cada uma delas é feito literalmente o que se diz.

O que é marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar o público alvo através de diversas estratégias. O maior objetivo do marketing de conteúdo é aumentar o número de clientes e possíveis clientes.

Essa forma de Marketing tem diversas ramificações, podendo assim, ser de vários tipos. Entretanto, o mais conhecido e funcional é o marketing digital. Ele não passa de uma forma de marketing de conteúdo, porém, voltada para meios digitais.

O que é conversão no marketing digital?

O significado de conversão acaba sendo amplo no marketing digital. Isso porque representa as principais ações que um usuário pode fazer em um site. Claro que isso só se aplica se essa ação o levar até um objetivo maior. Por exemplo, o usuário clica em um botão específico ou preenche um formulário para uma determinada função. Tudo isso é uma maneira de conversão. 

A conversão no marketing é fundamental. Sem dúvidas, se trata de um tópico que não pode ser ignorado e precisa estar presente em todas as avaliações a serem feitas. Por isso, é importante saber o que significa conversão. 

Vale ainda ressaltar que o objetivo da conversão é atrair clientes. Ou seja, eles não se verão pressionados nem lidarão com poluição sensorial. Pelo contrário, serão convidados de forma amigável a interagir no site proposto.

Como utilizar o marketing digital no seu negócio?

Existem duas técnicas de marketing de conteúdo que são as mais conhecidas. São elas o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. O Outbound Marketing é a técnica de marketing que foi a mais conhecida nos últimos anos.

Através dessa técnica são produzidos conteúdos com o intuito de induzir o maior número de clientes a possuir o produto. Essa técnica se mostrou e ainda se mostra eficiente para as vendas. Mas ela não trabalha uma parte fundamental que é o relacionamento com o cliente.

Assim, o cliente pode ou não se tornar um cliente fixo da marca.

A técnica de Inbound Marketing tem sido a mais utilizada nos últimos tempos e tem apresentado excelentes resultados. Ao contrário da técnica de Outbound Marketing, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair o cliente produzindo um conteúdo relevante.

Essa técnica conta com 4 principais passos fundamentais: atrair, converter, vender e encantar. A atração é feita através de conteúdos relevantes e para isso é necessário conhecer o público alvo.

Na segunda etapa, é necessário transformar as pessoas atraídas em leads, que são pessoas que demonstram interesse em adquirir o produto. Na terceira, é preciso nutrir o interesse para que o produto seja vendido.

E por fim, na quarta etapa é criada uma relação com o cliente através do encanto pelo produto de qualidade fornecido. A principal característica do Inbound Marketing é o interesse em manter uma relação pós-compra com os clientes, fidelizando o mesmo.

Algumas dicas de como utilizar o marketing digital

Para o empresário que sabe muito pouco sobre o marketing digital pode ser difícil começar a agregar na sua empresa. Por isso, separamos abaixo algumas dicas de algumas coisas que podem fazer a diferença. Confira!

  1. Invista nas redes sociais

De modo geral, o marketing será voltado para possíveis clientes. Essas pessoas são jovens e estão sempre conectadas através de alguma plataforma digital. Muitas vezes essa plataforma é a rede social.

Dessa forma, nada melhor do que investir nas redes sociais. Utilize o Inbound Marketing nas redes sociais divulgando seu conteúdo. Aproveite também para manter um contato direto com o público que poderá se tornar um cliente em potencial.

  1. Invista em sites e propagandas online

O grande objetivo final do marketing é ter o máximo possível de clientes convertidos. Dessa forma, deve-se investir no Inbound Marketing na internet. Isso será crucial tanto para manter o número de clientes fiéis quanto para conseguir novas.

A propaganda também é muito importante de ser feita de forma online. Algumas ideias podem ser colocar banners em plataformas que o seu público alvo sempre acesse. Ou até mesmo fazer divulgação e parcerias com grandes marcas e influencers.

Por que investir no marketing digital?

O marketing digital vem mostrando a sua importância através do grande número de aderência em todo o país. Em 2018, pelo menos 73% das empresas já haviam adotado essa metodologia.

Alguns dos benefícios em adotar o marketing, são: a visibilidade da sua marca, a redução de custos, o maior retorno do ROI, o aumento das vendas, e também, a melhora do ranqueamento da marca no Google.

Ao aderir o Marketing de conteúdo, você garante o crescimento e lucros da sua empresa. Bem como, clientes fidelizados e a redução de custos devido a ter apenas a necessidade de um bom conteúdo para a captação de clientes.

Além disso, de acordo com a pesquisa EduTrends, realizada por uma parceria entre as empresas Rock Content e Resultados Digitais, o Marketing de Conteúdo pode trazer 3 vezes mais resultados que estratégias tradicionais de marketing e custa até 62% menos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários