18/06/2024

Allcom Telecom vai lançar sua MVNO a partir de julho no Brasil

Operadora móvel virtual funcionará por meio de uma parceria com a Algar Telecom, que vai fornecer sua rede de internet 4G e 5G.

Por meio de uma parceria com a Algar Telecom, a Allcom Telecom, empresa de soluções e produtos para o mercado de Internet das Coisas (IoT), planeja lançar sua operadora de rede móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), com atuação em todo o território nacional. O pré-lançamento do serviço ocorreu durante a Feira Internacional de Segurança (Exposec).

A expectativa é que o serviço esteja disponível a partir de julho e fará uso da rede 4G e 5G da Algar Telecom. O projeto prevê a oferta de planos customizados customizados de internet para atender outras empresas que utilizam IoT, de acordo com a Allcom.

No Brasil, a empresa já conta com uma com mais de 3 milhões de dispositivos nos mercados de IoT e Máquina a Máquina (M2M), oferecendo soluções de gerenciamento de conectividade, além de equipamentos para o segmento (como rastreadores, localizadores e PoS). Em 2023, a empresa registrou um faturamento de R$ 180 milhões, e espera ultrapassar os R$ 200 milhões este ano.

De acordo com a Allcom Telecom, ao se tornar uma operadora virtual, a empresa afirma que já “nasce sendo a maior empresa focada no segmento de Internet das Coisas, contando com profissionais com mais de 20 anos de experiência no setor“.

O CEO da Allcom Telecom, Marcio Fabozi, conta que “É natural que, com a expertise que desenvolvemos, evoluir para uma operação virtual de telecom agregando mais serviço e infraestrutura, para possibilitar o lançamento de novos produtos com foco em segmentos de IoT, como indústria, agricultura e cidades inteligentes“, diz o executivo.

A empresa já planeja agregar outras estratégias para que possa expandir sua atuação no país e alcançar a meta de faturamento para 2024. Segundo a Allcom está em curso uma proposta de atuar com redes privativas que deve ser apresentada em breve. São movimentos estratégicos para adotar adoção de tecnologias eSIM (de chip virtuais) e novas plataformas que possam agregar valor ao mercado.

“Estamos em franco movimento de ampliação dos nossos negócios de IoT. E participar deste projeto de conectividade com a Allcom Telecom é um catalisador para novas oportunidades por meio da capilaridade e expertise de um forte parceiro nesse mercado”, afirma Guilherme Rela, diretor da unidade de negócios TIC IoT da Algar.

Mercado móvel MVNO

O mercado de operadora móvel é uma aposta da empresa, uma vez que tem crescido e atraído mais competidores. De acordo com dados da consultoria Teleco, o setor passou de 3,9 milhões de usuários no início de 2023 para 5,2 milhões para o começo de 2024, um crescimento relevante de 30% no número de acessos.

O Brasil conta com algumas operadoras virtuais, sendo que atualmente as maiores são a Datora (2,1 milhões de usuários) e a Surf (940 mil). Vale relembrar que recentemente, a Nubank obteve licença para entrar no ramo e lançar sua MVNO no mercado.

O setor é algo que deve ser bastante explorado, uma vez que ainda é pequeno em comparação às operadoras convencionais (TIM, Vivo e Claro), que possuem mais de 200 milhões de conexões.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários