08/04/2024

Ministério das Comunicações inaugura 1ª fase da Infovia Potiguar

Governo Federal inaugurou o projeto da Infovia Potiguar, que fica no Rio Grande do Norte e deve levar internet para o interior deste estado.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inaugurou a primeira fase da Infovia Potiguar, uma rede de fibra ótica com 406 km de extensão, conectando diversos municípios do interior do Rio Grande do Norte e fornecendo internet de alta velocidade aos moradores.

xr:d:DAFM9cUtXWQ:3848,j:6790726598890647290,t:24040820

Essa infraestrutura visa conectar aproximadamente 2 mil km de cabos de fibra ótica em mais de 20 municípios, facilitando o acesso à banda larga em instituições educacionais e de saúde, além de fornecer serviços essenciais para as comunidades locais.

“Esta é uma infovia que vai conectar cerca de 2 mil km de cabos de fibra ótica por todo estado, com mais de 20 municípios, levando banda larga a instituições de ensino, instituições de saúde e, mais do que conectando, levando serviços para essas comunidades, com infraestrutura de telecomunicações”.

Na primeira fase da Infovia Potiguar, foram conectadas as cidades de Ceará-Mirim, João Câmara, Mossoró, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante. Esta rede atende 232 escolas públicas, 24 hospitais, 41 campi universitários, institutos de educação e pesquisa, além de 175 órgãos estaduais.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a importância da infraestrutura digital para o desenvolvimento do país, considerando essa entrega como uma das mais significativas de seu governo.

“A infraestrutura digital é fundamental para o desenvolvimento do país. A entrega que estamos fazendo hoje, eu julgo ser uma das mais importantes do nosso governo. Estamos celebrando a entrega da 1ª fase da Infovia Potiguar, em que já estamos cobrindo mais de 50% da população do Rio Grande do Norte”.

A cerimônia ocorreu na Escola do Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado.

A Infovia Potiguar está em processo de expansão, com duas fases adicionais planejadas para completar sua implementação. Ela fornecerá acesso à internet para várias cidades, incluindo Angicos, Açu, Ipanguaçu, Apodi, Caicó, entre outras. O investimento total será de R$ 45 milhões, cobrindo 1,8 mil km de cabos de fibra ótica.

Isso visa democratizar o acesso à educação, pesquisa e inovação. Além disso, parte da infraestrutura será disponibilizada para provedores locais de internet, permitindo que ofereçam conexões de maior velocidade aos usuários.

O Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, destacou que isso possibilitará a oferta de planos de até 100 mbps, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população.

A segunda fase da Infovia Potiguar está em andamento, enquanto a terceira fase está em fase de planejamento. A conclusão do projeto está prevista para 2026 e está sendo financiada pelo governo federal, com contribuições do Ministério das Comunicações, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), totalizando R$ 45,3 milhões.

As obras estão sendo conduzidas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em colaboração com provedores de internet.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários