05/04/2024

MCom autoriza transmissão de novas rádios em cinco municípios brasileiros

Ministério das Comunicações também liberou a transmissão da Rádio Câmara na cidade Livramento de Nossa Senhora, no estado da Bahia.

Nesta segunda-feira (1º), o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, autorizou a operação de cinco novas estações de rádios em municípios brasileiros: Livramento de Nossa Senhora (BA), Borda da Mata (MG), Campo Novo do Parecis (MT), Esperantina (PI) e Agudos do Sul (PR). As liberações foram publicadas no Diário Oficial da União.

Autor/Imagem: Jonas Valente

Beneficiando mais de 117 mil residentes nas nas cidades de Borda da Mata, Agudos do Sul, Livramento de Nossa Senhora e Campo Novo do Parecis, o erviço de Radiodifusão Comunitária (RadCom) destacou-se como o mais autorizado.

Juscelino Filho afirma que “As rádios comunitárias têm um papel fundamental em promover cultura regional e diversificada. A ampliação do prazo vai permitir uma maior participação da sociedade e, assim, aumentar o número de rádios comunitárias no país”.

Em Livramento de Nossa Senhora, no estado da Bahia, a autorização beneficia mais de 40 mil moradores. Na transmissão FM, as ondas de rádio variam em frequência de acordo com o sinal de áudio, em vez de variar em amplitude como na modulação de amplitude (AM). Isso resulta em uma qualidade de áudio mais clara e livre de interferências, tornando o FM amplamente utilizado em estações de rádio comerciais e de alta fidelidade.

Confira os canais:

  • Livramento de Nossa Senhora: 200
  • Borda da Mata: 254
  • Campo Novo do Parecis: 200
  • Esperantina: 237E
  • Agudos do Sul: 200

Ainda na cidade baiana, o MCom autorizou o Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM) para a transmissão da Rádio Câmara, que conta com debates, votações e todas as programações do Congresso Nacional. A rádio vai funcionar por meio da frequência 105,5 MHz. Segundo Juscelino Filho, o serviço terá importante papel na região.

“O acesso da população ao conteúdo discutido no Congresso Nacional é fundamental para o desenvolvimento da cidadania e fortalecimento da democracia no Brasil”, disse.

A Rádio Câmara começou suas atividades em janeiro de 1999, em Brasília, com o objetivo de aproximar o cidadão do Poder Legislativo e dar transparência aos trabalhos da Câmara dos Deputados.

Ainda em fase de implantação em diversos municípios brasileiros, a Rádio Câmara já alcança 1415 cidades brasileiras. Entre elas estão Sorocaba (SP), na frequência 86,1 MHz; Balneário Camboriú (SC), na frequência 101,5 MHz; João Pessoa (PB), na frequência 88,7 MHz; e diversas outras.

ViaMCom
FonteMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários