17/04/2024

Governo levará internet por fibra óptica para Leticia, cidade colombiana

Infraestrutura será feita por uma ‘estrada digital’, chamada de Infovia 02, de 1.100 km, que ligará 13 municípios do Norte do Brasil.

Nesta quarta-feira (17), o ministro das Comunicações (MCom), Juscelino Filho, vai assinar um acordo com o governo da Colômbia para levar a infraestrutura de internet por fibra óptica do Brasil até o município de Leticia. A cidade colombiana faz divisa com Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, na região da tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru.

Foto: Isac Nóbrega / MCom

A assinatura do acordo se dará durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Bogotá, capital da Colômbia. A extensão da infraestrutura será feita por uma “estrada digital”, chamada de Infovia 02, de 1.100 km, que ligará 13 municípios do Norte do Brasil, entre eles Tabatinga, no Amazonas, que faz fronteira com a Colômbia.

O acordo vem sendo discutido desde 2023 e prevê a criação de um grupo de trabalho entre o Ministério das Comunicações e o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia para planejar a conexão, que segundo o MCom, contará com um investimento de R$ 268 milhões.

A previsão é que a estrutura seja implantada até 2025 sob o rio Amazonas, mas ainda aguarda o licenciamento ambiental para ser iniciada. “Nós estamos enfrentando o desafio de proporcionar conectividade para a população de cidades de difícil acesso e localidades remotas, como comunidades ribeirinhas e aldeias, para terem mais acesso à educação, serviços públicos, mercado de trabalho e toda a economia digital“, disse Juscelino Filho.

A “estrada digital” Infovia 02 faz parte de oito que estão sendo implantadas na região Norte para conectar localidades distantes com internet de fibra óptica, que conta com um investimento total de R$ 1,3 bilhão.

Brasil / Colômbia

O presidente Lula viajou nesta terça-feira (16) para para Bogotá a convite do presidente Gustavo Petro. Além da expansão da Infovia 02, os chefes de Estado devem assinar outros acordos relacionados a temas como combate ao tráfico de pessoas; direitos humanos; cooperação cultural; desenvolvimento agrário; cooperação policial; gestão de território e empreendedorismo e combate à fome.

FonteFolha
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários