28/04/2024

Construção da Infovia 03 avança para ampliar conectividade no Norte do Brasil

Projeto do Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, é ampliar conectividade na região Norte do país por meio das Infovias.

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz (GAISPI) informa que concluiu as instalações de toda a infraestrutura terrestre da Infovia 03, que conecta as cidades de Macapá/AP a Belém/PA. Esta infraestrutura é composta por um cabo óptico subaquático que se estende desde Belém, passando por Ponta de Pedras, Curralinho e Breves no Pará, até Afuá e Macapá no Amapá.

infovia

A parte terrestre da infraestrutura é denominada Infraestrutura de Passagem e Ancoragem (IPA). Em cada município atendido, essa infraestrutura é composta por vários elementos. Primeiramente, há uma caixa de ancoragem para o cabo óptico subaquático. Além disso, existem tubulações subterrâneas que servem como caminho para o cabo. Em seguida, há um Centro Móvel de Alta Disponibilidade (CMAD-container), que é uma estrutura móvel capaz de fornecer serviços de forma contínua e eficiente. Por fim, há um gabinete externo que facilita a conexão com as redes ópticas metropolitanas.

Dentro do CMAD-container, foram instalados os equipamentos ópticos responsáveis por iluminar o cabo óptico subaquático, garantindo a transmissão eficiente de dados ao longo da Infovia 03. Esse avanço representa um marco na implementação de soluções para resolver problemas de interferência na faixa de 3,5 GHz e fortalece a infraestrutura de comunicação na região, promovendo uma conectividade mais robusta e confiável entre Macapá e Belém.

A Infovia 03 está prestes a iniciar o lançamento do seu cabo óptico subaquático, tendo já obtido a Autorização de navegação da Marinha e a Licença Provisória do IBAMA. Atualmente, o processo aguarda apenas a emissão da Licença de Instalação do IBAMA, que encontra-se em fase final de elaboração. Com a obtenção dessas licenças e autorizações, a implementação do projeto está próxima de ser iniciada, restando apenas a conclusão do processo de licenciamento ambiental para a instalação do cabo.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários