24/05/2024

Anatel faz programa de intercâmbio com talentos acadêmicos de Norte a Sul do Brasil

Programa da Anatel é para diversos tipos de graduados de variadas localizações do Brasil inteiro, de Norte a Sul.

O programa P@ed, conduzido pela Anatel em parceria com o Ceadi, selecionará 20 estudantes, sendo 12 de graduação e 8 de pós-graduação stricto sensu. 25% das vagas serão reservadas para abordar vulnerabilidades crônicas na sociedade brasileira. Critérios de seleção incluem região, etnia, gênero e outras condições específicas.

Três vagas são para pessoas pretas ou pardas, uma para pessoas com deficiência, e uma para mulheres chefes de família monoparental com filhos menores de seis anos ou vítimas de violência doméstica ou sexual.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destaca a importância do programa para promover a digitalização da sociedade diante das rápidas mudanças na conectividade e na relevância dos ecossistemas digitais.

Mais detalhes sobre o programa de intercâmbio

O Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico em Ecossistema Digital (P@ed), uma iniciativa do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), busca promover a inclusão de estudantes de diversas regiões do Brasil e de grupos vulneráveis, alinhado com a Agenda 2030 da ONU.

Estudantes de graduação ou pós-graduação em áreas como Administração, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharia Elétrica, entre outras, podem se inscrever a partir de 2 de maio. A seleção contempla palestras e atividades de imersão na Anatel, agendadas para julho deste ano.

Na seleção de candidatos, é priorizada a equidade de gênero, com todas as referências bibliográficas recomendadas sendo de autoras mulheres. Alexandre Freire, conselheiro diretor da Anatel e presidente do Ceadi, enfatiza que isso amplia perspectivas e reconhece a diversidade negligenciada historicamente.

A Comissão Organizadora também promove a equidade de gênero, refletindo políticas da Anatel e alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Freire, responsável pelo tema dos ODS na Anatel, destaca a importância dessas ações para uma sociedade mais inclusiva. As indicações bibliográficas estão disponíveis no Portal da Anatel.

As inscrições para 20 vagas de intercâmbio estarão abertas das 7h do dia 2 de maio até às 23:59h do dia 24 de maio. Para candidatos que não residem em Brasília, a Anatel oferecerá o transporte de ida e volta entre a cidade mais próxima com aeroporto e Brasília, além de cobrir as despesas das diárias durante as atividades presenciais, conforme a legislação vigente.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários