17/04/2024

Anatel aprova proposta da Oi no TCU sobre concessão de telefonia fixa

Questão da Concessão de Telefonia Fixa da Operadora Oi já está chegando na reta final após essa aprovação da Anatel.

O Conselho Diretor da Anatel aprovou a proposta de minuta do Termo de Autocomposição apresentada pela Comissão de Solução Consensual do TCU em relação à prestadora Oi. Essa decisão foi tomada nesta segunda, 15 de abril. O processo foi distribuído ao conselheiro Alexandre Freire para análise, conforme decisão prévia em 3 de abril.

Esse procedimento de solução consensual é respaldado pela Instrução Normativa nº 91/2022 do TCU, que estabelece diretrizes para resolver controvérsias relevantes entre órgãos e entidades da Administração Pública.

Alexandre Freire, conselheiro relator, destaca que essa solução promove o diálogo entre o setor privado e a Administração Pública Federal, prevenindo litígios e solucionando problemas relevantes para o país.

Freire também afirmou q esse processo pode resultar em soluções diferentes das normais, suspendendo temporariamente a legislação e os precedentes da Agência para encontrar uma jurisprudência de crise. A abordagem consensual é apoiada pelas políticas de conectividade da Anatel e do Ministério das Comunicações, e busca contornar os desafios decorrentes do fim da concessão STFC e da transformação digital no país. Veja ne íntegra o que disse Freire:

 “Solução Consensual aumenta a eficiência e a economicidade do Estado por meio do diálogo entre o setor privado e a Administração Pública Federal, prevenido litígios e solucionando problemas relevantes para o país de forma consensual, com segurança jurídica e valorização do diálogo institucional entre os diferentes órgãos que se relacionam com o poder público. A solução consensual pode apresentar desfecho diverso do que no estado de normalidade institucional ocorreria, uma vez que haverá suspensão episódica da legislação de regência e dos precedentes da Agência, formando uma necessária jurisprudência de crise. Esse é o racional por trás de um problema dessa envergadura: compreender que nem sempre o direito posto oferecerá uma solução adequada para a situação conflituosa. A busca do diálogo e do consenso entre os players é o melhor caminho. Para o setor de telecomunicações, a solução consensada está alinhada com as políticas de conectividade promovidas pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações. Certamente, a decisão de hoje contribui para  contornar as externalidades negativas com o fim da concessão STFC e a virada digital no país.”

A proposta apoia o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 16, que visa Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Especificamente, busca cumprir a Meta 16.7, promovendo decisões responsivas, inclusivas e participativas em todos os níveis. Isso é alcançado através do Termo de Autocomposição, que promove o diálogo entre órgãos estatais e particulares para alcançar as melhores decisões.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários