26/04/2024

UM Telecom vai instalar 2 mil pontos de internet via Wi-Fi 6 em Recife

Empresa firmou acordo com a prefeitura da cidade. Até o momento, já foram disponibilizados 300 acessos, com largura de banda de até 3 Gbps.

Uma rede com 2 mil pontos de acesso ao Wi-Fi 6, a mais recente geração da tecnologia, está sendo instalada em Recife, capital de Pernambuco. A iniciativa faz parte do Conecta Recife, um programa de transformação digital idealizado pela prefeitura da cidade, que possui quase 1,5 milhão de habitantes.

Até o momento, já foram disponibilizados 300 acessos, com largura de banda de até 3 Gbps, cuja rede é abarcada pela infraestrutura em fibra óptica da UM Telecom, operadora de telecomunicações com atuação no Nordeste, que usa diferentes equipamentos para o acesso e, postes, fios e outros materiais necessários para suportar essa tecnologia.

Os frequentadores do calçadão de Boa Viagem e da Praça do Marco Zero já podem se conectar, assim como as pessoas que passam pelo Parque da Jaqueira e os jovens nos Centros Comunitários da Paz (Compaz). Há pontos de Wi-Fi 6 também nos postos de saúde e hospitais, escolas da rede municipal e nos mercados públicos da capital pernambucana.

Durante o Conecta Recife 2024, ocorrido no início da semana, Daniel Gomes, COO da Um Telecom, explicou que o projeto em andamento prevê pontos indoor e outdoor em áreas livres como praças, parques, ruas, avenidas e comunidades em vulnerabilidade social ou, até mesmo, no interior e exterior de prédios públicos.

“A instalação de 2 mil pontos de acesso é um projeto desafiador, que tem potencial para oferecer uma nova experiência digital, em uma cidade que possui uma história recheada de inovação”, afirma Daniel Gomes.

Segundo os responsáveis pela iniciativa, a rede será independente da utilizada pelos servidores municipais, mas terá um sistema para que a Empresa Municipal de Informática (Emprel) possa realizar toda gestão do acesso à internet. Desta forma, a Emprel poderá vetar a conexão a sites que possam colocar em risco os usuários do sistema, como a deep e dark web.

Daniel Gomes ainda destaca que o fornecimento de acesso à internet para todos os turistas e recifenses, que estiverem ao longo dos 7,8 quilômetros do calçadão de Boa Viagem, precisará de 20 pontos de acesso, devido ao alcance da tecnologia Wi-Fi 6.

A rede disponível para o Conecta Recife é gratuita, segura e livre para o acesso dos moradores e turistas da capital pernambucana. Vale lembrar que a UM Telecom foi responsável pelo Wi-Fi 6 na Praça do Marco Zero, durante os dias de Carnaval, levando conectividade para os foliões.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários