05/04/2024

TIM quer alcançar mais 4 mil hectares com sua rede 4G no campo

Atualmente, a operadora alcança uma área de 16,6 milhões de hectares, e o plano é aumentar para 20 milhões este ano.

Ampliar a cobertura móvel 4G no campo é uma das metas da TIM para este ano. Atualmente, a operadora alcança uma área de 16,6 milhões de hectares com sua rede 4G, e de acordo com Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da tele, a meta é levar o sinal da quarta geração móvel para um território que equivale a 20 milhões de hectares.

Imagem: G1 / Globo

A TIM quer aumentar em 20,5% a sua área de cobertura 4G na zona rural do País neste ano. A informação foi compartilhada pelo executivo durante o evento AGROtic 2024. “É uma meta ambiciosa que vamos procurar atingir”, assegurou Dal Forno.

A ampliação da cobertura 4G da operadora no campo também vem acompanhada de soluções para os serviços voltados para a tecnologia NB-IoT. Ou seja, também vai desenvolver a TIM IoT Solutions, vertente que a tele criou voltada para a Internet das Coisas (IoT), que substitui o TIM Empresas.

Toda rede 4G construída no campo pelo TIM acompanha NB-IoT, cujo alcance chega a 35,3 milhões de hectares. Dessa forma, com a extensão planejada do 4G, a tecnologia de banda estreita para IoT deve ultrapassar 40 milhões de hectares até o fim do ano.

De acordo com Dal Forno, o modelo de investimentos e de implementação da cobertura móvel 4G da operadora no campo é diferente do aplicado nas zonas urbanas, uma vez que o processo de instalação de antenas e ERB acontece sob demanda.

“Construímos um modelo em que o produtor rural nos ajuda a instalar a torre e os equipamentos na área produtiva. Depois, ele tem a necessidade de contratar um volume de serviços para manter a infraestrutura em operação, mas o custo é de um quarto de soja por hectare”, explicou. “No campo, não se tem a mesma densidade. Se seguíssemos o mesmo modelo de negócios [das cidades], não teria payback [retorno]”, acrescentou.

Para além do 4G, a TIM também está trabalhando para levar o 5G para o campo, segundo afirma Renato Coutinho, gerente sênior de Soluções Corporativas de Iot & 5G da TIM Brasil. “São tarefas que exigem maior demanda de dispositivos e potencial reforçado de transmissão de dados”, pontuou Coutinho.

Para alcançar essas metas, a operadora precisará firmar parcerias. Atualmente, a TIM tem mais de 30 contratos com empresas do agronegócio nacional, além de atender 112 mil propriedades rurais. Além disso, essa infraestrutura de rede também apoia as comunidades ao redor com cobertura para 1,3 milhão de pessoas em 676 cidades de 14 estados, 265 escolas públicas e 80 UBSs.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários