05/04/2024

Telebras faz acordo com empresa espanhola de satélites

Ministério das Comunicações e Telebras fecharam acordo com a Hispasat, operadora espanhola que trabalha com comunicação via satélite.

Durante a visita oficial do presidente da Espanha, Pedro Sánchez, ao Brasil, o Ministério das Comunicações (MCom) e a Telebras, empresa brasileira de telecomunicações, firmaram um acordo de entendimento com a Hispasat, uma operadora de satélites espanhola, e o Ministério da Economia, Comércio e Empresas da Espanha.

Este acordo, conhecido como memorando de entendimento (MoU), ainda não foi divulgado ao público, mas visa analisar as necessidades atuais de conectividade via satélite no Brasil. O objetivo principal é reduzir a divisão digital no país. O MoU também inclui a análise de desenvolvimentos relacionados à infraestrutura de satélites compartilhada e a implementação de programas de treinamento para a cadeia de satélites no Brasil.

Além disso, há expectativa de que um próximo satélite da Hispasat possa ser lançado com um acordo de longo prazo para a contratação de capacidade de conectividade pelo Brasil. Esse modelo já foi utilizado pela Hispasat em parceria com outros governos, como o da Groenlândia.

Em resumo, o acordo entre as entidades brasileiras e espanholas busca melhorar a infraestrutura de comunicações via satélite no Brasil, visando reduzir a disparidade digital e promover o desenvolvimento tecnológico e econômico do país.

As negociações para o acordo entre as entidades brasileiras e a Hispasat estavam em andamento pelo menos há uma semana. Isso ocorreu após um encontro entre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e representantes da Hispasat em Barcelona.

Durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente Lula, realizada nesta quarta-feira, 6 de março, o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, destacou que há várias regiões no Brasil que ainda não têm acesso adequado às telecomunicações. Ele expressou o desejo de desenvolver essa cobertura para alcançar essas áreas e garantir que todos os brasileiros tenham acesso aos serviços de comunicação.

Além do memorando assinado entre a Telebras e a Hispasat, durante a visita do presidente da Espanha, Pedro Sánchez, ao Brasil, também foram estabelecidos acordos entre os governos brasileiro e espanhol em diversas áreas, incluindo cooperação entre universidades em ciência, tecnologia e inovação.

Os objetivos da visita de Sánchez foram diversos, incluindo a expansão das relações comerciais entre os dois países, o aprimoramento do trânsito de mercadorias e a remoção de obstáculos para negócios bilaterais.

Durante o evento, tanto o presidente Lula quanto Pedro Sánchez destacaram o papel da Espanha como o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, com especial ênfase nos setores de telecomunicações, financeiro e energético, conforme observado pelo chefe de Estado espanhol.

Uma das principais empresas espanholas presentes no mercado brasileiro é a Telefónica (controladora da Vivo), mencionada especificamente por Lula durante o evento. O presidente afirmou que a Telefónica reconhece o valor de investir no Brasil.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários