27/04/2024

Próxima geração de iPhones deve ter novidades em IA, diz Apple

Apple compartilhou que está investindo em inteligência artificial, a IA, para sua próxima geração de smartphones.

A Apple está realizando investimentos na área de inteligência artificial, uma estratégia que se reflete até mesmo no encerramento de seu projeto de carro elétrico para redirecionar recursos para o desenvolvimento dessas novas tecnologias. Um dos principais objetivos da empresa é diminuir a lacuna em relação aos avanços apresentados pelos dispositivos Galaxy S24 da Samsung, e para isso, estão focando em integrar uma série de recursos de inteligência artificial generativa no sistema operacional iOS 18, que é utilizado nos iPhones.

IA

Em termos mais detalhados, a inteligência artificial generativa é uma vertente da inteligência artificial que se concentra na criação de dados, imagens, textos ou até mesmo sons que parecem ter sido produzidos por humanos. Esses sistemas são capazes de aprender padrões a partir de grandes conjuntos de dados e, em seguida, gerar novos dados com base nesses padrões. Isso pode ser aplicado em uma variedade de contextos, desde a criação de arte até a geração de textos ou a melhoria de recursos de assistência virtual.

Tim Cook, CEO da Apple, anunciou planos para avanços significativos em inteligência artificial generativa até 2024, indicando novidades para os futuros iPhones e outros produtos da empresa. A Apple está atualmente concentrada em integrar recursos de IA no iOS 18, incluindo uma Siri reformulada com funcionalidades exclusivas de IA generativa. Além disso, a empresa planeja implementar IA em aplicativos como Pages, Keynote e Apple Music, onde um algoritmo avançado irá gerar playlists personalizadas.

Além dos avanços em software, Tim Cook também anunciou que a linha iPhone 16 está sendo projetada com foco em inteligência artificial (IA). Isso sugere que os próximos modelos de iPhone serão otimizados para aproveitar ao máximo os recursos de IA, o que pode resultar em melhorias significativas em áreas como reconhecimento de voz, fotografia computacional e assistência virtual.

Em uma recente reunião com investidores, os acionistas da Apple rejeitaram um pedido para a elaboração de um relatório sobre o uso de IA na empresa. Essa decisão indica que os investidores confiam na estratégia da Apple em relação à IA e estão satisfeitos com as informações fornecidas pela empresa sobre seus desenvolvimentos nessa área.

Recentemente, a Apple mudou seu foco de investimento para inteligência artificial em seus produtos, especialmente no iPhone. Isso se deve ao avanço significativo de empresas como Google, Microsoft e Samsung nesse setor, deixando a Apple um pouco para trás.

Para compensar essa defasagem, a Apple está fazendo investimentos substanciais em IA, tornando-se a principal compradora de startups desse segmento em 2023. A empresa está priorizando tecnologias emergentes e apostando em tendências futuras para recuperar sua posição competitiva.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários