05/04/2024

Ministério das Comunicações avança no lançamento da TV 3.0

Representante do Ministério das Comunicações afirma que está trabalhando para que essa nova etapa da TV aberta chegue ao Brasil logo.

A Secretaria de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações recebeu representantes dos padrões norte-americano (ATSC 3.0) e japonês (Advanced ISDB-T) nas últimas duas semanas para discutir a integração dessas tecnologias no padrão brasileiro da TV 3.0.

Segundo o MCom, as reuniões visam trocar informações e experiências sobre a implementação desses padrões em cada país, indo além de questões técnicas para abordar os modelos e desafios de implantação. Executivos do sistema ATSC 3.0 se reuniram na terça-feira (20), enquanto representantes do sistema Advanced ISDB-T do Japão se encontraram na semana anterior.

Wilson Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica, disse que está muito otimista de que logo o o Brasil vai começar a utilizar a TV 3.0.

“Este é um ano decisivo para nós. A discussão sobre a TV 3.0 no Brasil já se encontra em fase muito avançada. O debate técnico está sendo realizado de maneira aprofundada para que o nosso padrão atenda às especificidades do ambiente de negócios do Brasil. Estamos otimistas de que em breve poderemos disponibilizar essa novidade para o nosso País”.

Universidades brasileiras e parceiros da indústria e da radiodifusão estão avaliando e desenvolvendo tecnologias para a TV 3.0, coordenados pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O Ministério das Comunicações financia esses estudos e elabora políticas públicas para viabilizar a implantação da TV 3.0, programada para ser lançada a partir de 2025.

No ano passado, o presidente Lula assinou o Decreto nº 11.484/2023 para impulsionar a tecnologia no Brasil, garantindo o uso de radiofrequências.

O Ministério das Comunicações estabeleceu o Grupo de Trabalho da TV 3.0 (GT TV 3.0) para gerenciar a iniciativa e definir um padrão tecnológico adequado ao país. Presidido por Wilson Wellisch, o grupo inclui especialistas, acadêmicos, representantes da Anatel, dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fazenda e do setor de radiodifusão.

O Fórum do SBTVD está finalizando os testes das tecnologias para a TV 3.0, esperando concluir em junho de 2024. O GT TV 3.0 irá avaliar os resultados e encaminhar recomendações à Presidência para decisão de adoção.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários