27/04/2024

Comba e Highline ampliam sinal móvel em Aeroporto de Viracopos

Infraestrutura foi totalmente redesenhada e modernizada para disponibilizar tanto a tecnologia 5G quanto as tecnologias 3G e 4G.

As empresas Comba, Highline e a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A. concluíram projeto de modernização da rede celular no Aeroporto Internacional de Viracopos, para disponibilizar tanto a tecnologia 5G quanto as tecnologias 3G e 4G. Foi utilizado o sistema ComFlex, da Comba, para expandir a cobertura de sinal celular em todo o complexo.

Viracopos é um dos maiores aeroportos de passageiros e cargas do Brasil, localizado em Campinas (São Paulo), com capacidade anual para para 25 milhões de passageiros por ano e mais de 90 mil m² de área no Terminal de Carga.

O aeroporto é o quarto maior do país em termos de movimentação de passageiros e um dos maiores centros de carga aérea na América do Sul, responsável por receber mais de um terço de toda a carga importada por esse modal no Brasil. Em 2023, 12,5 milhões de pessoas passaram pelo terminal aeroportuário. Já o Terminal de Carga processou 300 mil toneladas de cargas no ano passado.

O projeto foi liderado pela Highline e implantado pela Comba e a área coberta pela rede passou a ser de 178 mil m², considerando também o estacionamento. A ampliação da cobertura móvel, além de melhorar a experiência dos passageiros que passam pelo aeroporto, beneficia também visitantes, funcionários, prestadores de serviços, órgãos anuentes, cias aéreas e todos os envolvidos na operação.

Alex Scarpim, coordenador de Infraestrutura de TI e Telecomunicação de Viracopos, diz que “A modernização da rede celular fora implementada em todo o complexo aeroportuário, que possui 01 processador de passageiros, 3 Píeres, 28 pontes de embarque e 1 Edifício Garagem”.

“Atualmente, o Aeroporto Internacional de Viracopos conta com uma rede de última geração e com condições diferenciadas para oferecer a melhor experiência aos usuários, reforçando o compromisso da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos com o Brasil e com a inovação.”, ressalta Guilherme Dalto, Gerente de Sistemas e TI de Viracopos.

Para Christiano Morette, Diretor de Operações da Highline, é um desafio melhorar o sinal móvel das operadoras em locais fechados e de grande circulação de pessoas, além das máquinas. “Projetos de aeroportos, terminais rodoviários, estações de transporte, shopping centers, estádios etc., tem cada um suas particularidades que precisa ser entendida e projetada. A Highline está preparada para desenvolver cada projeto que gere a melhor experiência possível aos usuários”, afirma.

“A Comba tem um histórico de sucesso na implementação bem-sucedida de diversos projetos de cobertura celular de grande envergadura no Brasil e no mundo. A Comba reafirma a cada projeto, arenas multiuso, metrôs, portos, aeroportos, rodovias, sua excelência ao fornecer soluções e produtos de alta tecnologia,” comenta o CEO da Comba Brasil, Johnny Brito.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários