12/04/2024

TIM ativa sua cobertura 5G em Pato Branco, cidade do Paraná

Operadora é a 1ª a ativar o sinal da tecnologia no município. Outras teles, como Vivo e Claro, já trabalham para iniciar seu serviço.

Nesta segunda-feira (12), a TIM foi a primeira operadora a ativar a cobertura 5G na cidade de Pato Branco, o sudoeste do Paraná. De acordo com a tele, nesta etapa inicial, o sinal da tecnologia está disponível somente no bairro de Fraron, na região das universidades do município. Outras operadoras, como Vivo e Claro, também trabalham na instalação de equipamentos para disponibilizar o 5G.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Francisco Grezzana, destacou a importância desta tecnologia para uma cidade como Pato Branco e as demandas que serão melhor atendidas a partir de agora.

“Essa é uma evolução nos processos que o 5G traz para uma cidade. E principalmente, Pato Branco, como uma das cidades inteligentes, para todos os aplicativos do município e para que o cidadão tenha acesso aos serviços, é fundamental o 5G”, frisou o secretário.

A próxima fase, que já está em andamento, é oferecer cobertura total do 5G aos moradores, no entanto ainda existem muitas regiões onde os sinais 2G, 3G e 4G ainda não funcionam adequadamente.

De acordo com Grezzana, agora serão discutidos os pontos viáveis, fazendo um mapeamento dos bairros para que o serviço seja ampliado, enfatizando a importância das leis municipais necessárias para avanço do 5G. “Então tivemos que aprovar alguns decretos também. Porque o que nós queremos é dar cobertura total da cidade, não dá para a gente fazer cobertura em alguns espaços apenas. Então isso é muita conversa, muita definição de local para a implantação do 5G nessa fase”, completou.

TIM 5G

Atualmente, a TIM está presente com a tecnologia em todas as capitais do país e em mais de 180 municípios. No Paraná, além de Pato Branco, o sistema já está disponível, mesmo que de maneira parcial, em Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaratuba, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais e Toledo.

Vale sempre lembrar que para ter acesso a rede 5G é necessário ter um dispositivo compatível e está dentro da área de cobertura de alguma operadora, no caso, a TIM, que inclusive afirma que seus clientes não precisam trocar de chip ou contratar planos adicionais para aproveitar a tecnologia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários