29/04/2024

Starlink pode ter o próprio ‘GPS’, mas Elon Musk não quer

Tecnologia do GPS pertence ao exercito dos EUA. Ter um sistema pela Starlink seria uma alternativa à plataforma do governo.

Mesmo contra gosto de Elon Musk, a internet da Starlink pode funcionar como GPS. Essa ideia surgiu com Todd Humphreys, professor de engenharia aeroespacial da Universidade do Texas – Austin. 

GPS

Tudo começou ainda em 2020 quando o professor fez para a SpaceX um projeto para fazer pequenas mudanças no software do sistema da Starlink, para criar uma plataforma de localização por satélite, que servirá como backup do tradicional e conhecido GPS.

Elon Musk não quer saber de “projeto GPS” com a Starlink

A ideia foi bem aceita pela maioria dos interessados, como os engenheiros, porém Elon Musk não gostou e não permitiu que houvesse essa parceria sugerida pelo professor. 

O projeto de Todd Humphreys teve a pesquisa financiada pelo Exército dos Estados Unidos e aproveitaria a constelação da SpaceX independente do GPS, que é de propriedade do governo estadunidense. 

Para quem não sabe, embora o GPS seja o mais conhecido, existem outros modos de navegação por satélite, como por exemplo o Galileo, da Europa e o BeiDu, da China. 

Elon Musk é contra a ideia, pois segundo o professor, o empresário argumenta que as outras redes de comunicação com tecnologia para órbita terrestre baixa foram à falência e pejo jeito ele acredita que essa novidade pode mudar os rumos da empresa. 

GPS Starlink pode ser uma alternativa ao original

Mesmo com o não de Musk, Humphrey passou dois anos pesquisando e descobriu como usar os satélites da Starlink como GPS. 

O professor pesquisador diz que o sistema que ele criou tem uma precisão de 30 metros. Porém, se Elon Musk colaborar com o projeto, a precisão pode chegar até menos de 1 metro, que a mesma distância que o GPS entrega. 

Essa notícia está em um artigo feito por Todd Humphreys e divulgado na arXiv, ainda sem revisão de pares, de acordo com o site Technology Review.  A SpaceX, que é dona da Starlink ainda não deu nenhum parecer sobre o assunto.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários