26/04/2024

24 horas após seu lançamento, Celular Seguro já apresenta resultados

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, até as 15h30 da quarta-feira (20), 182.645 celulares foram registrados via site ou app.

Nesta terça-feira (19), o Governo lançou o aplicativo Celular Seguro, serviço que bloqueia o conteúdo de aparelhos roubados, e está sendo amplamente utilizado pelos brasileiros. Em 24 horas, o projeto chegou a 276.177 cadastros de usuários, e já recebeu 1.213 alertas de usuários referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), até as 15h30 desta quarta-feira (20), 182.645 celulares foram registrados via site ou aplicativo, que já está disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS), e incluídas 169.843 pessoas de confiança.

O Secretário-Executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, conta que “Os primeiros números mostram que o cidadão vê no Projeto Celular Seguro uma iniciativa que faz diferença em seu dia a dia, que oferece maior segurança. Hoje, a vida de toda a sociedade está muito ligada ao telefone celular, que traz acesso a bancos e a outras facilidades”.

“Combater esses crimes é a nossa prioridade, agindo nos problemas reais e concretos do cotidiano das pessoas”, completa.

Os dados mostram que os usuários de aparelhos que utilizam o sistema operacional Android, da Google, efetuaram mais de 100 mil downloads do aplicativo até às 8h desta quarta-feira (20). O aplicativo também está disponível para iPhone (sistema iOS), mas a plataforma ainda não informou quantas vezes o app foi baixado.

A iniciativa busca inutilizar os dispositivos móveis que forem roubados ou furtados, por meio do blo queio do aparelho e aplicativos digitais em apenas um clique. O Governo explica que não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF para que o bloqueio seja efetivado. Vale ressaltar que o tratamento dos dados dos usuários cadastrados será realizado de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não podendo ser utilizado para outro fim que não o admitido nos Termos de Uso.

No app Celular Seguro, cada pessoa cadastrada poderá indicar pessoas da sua confiança, que poderão efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador.

Outro ponto que deve ser ressaltado é que o bloqueio realizado pela ferramenta é de forma definitiva, ou seja, há a opção de bloqueio temporário. Se por caso, o dispositivo for recuperado, será necessário entrar em contato com a operadora de telefonia e com os demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar os acessos.

Estatísticas desde o lançamento

  • 276.177 cadastros (CPFs – login no Gov.Br)
  • 182.645 telefones cadastrados (Telefones dos CPFs – 1 ou mais)
  • 169.843 Pessoas de confiança cadastradas
  • 1.213 alertas (Bloqueios)
  • Mais de 100 mil downloads na Play Store (Android).

Estatísticas

  • Quase 9.000 acessos por hora a plataforma
  • Mais de 5.000 cadastros de telefones por hora
  • 668 bloqueios realizados
  • 2.500 pessoas de confiança cadastradas por hora
ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários