12/06/2024

Novela da Globo ‘rouba’ audiência do streaming; entenda

Novela do horário nobre da Globo tem mostrado novos comportamentos dos telespectadores em relação a briga TV x Streaming.

A Globo está obtendo bons resultados com o remake de “Renascer”, exibido no horário nobre, com aumento da audiência, especialmente entre jovens e homens. Nas duas primeiras semanas, a novela acumulou mais de 311 milhões de horas assistidas, um aumento de 40% em relação à série mais popular da Netflix no mesmo período, “O Agente Noturno”.

Renascer

No Brasil, a novela “Renascer” alcançou um feito notável ao acumular um total de horas assistidas 40% superior à série mais popular do mundo, disponível na principal plataforma de streaming. Este dado ressalta a dominância da TV aberta brasileira em termos de alcance e envolvimento do público. É importante salientar que esse índice considera apenas os números provenientes da televisão, evidenciando a relevância deste meio de comunicação no país.

Além disso, a transmissão da novela teve um impacto significativo no consumo de conteúdo via streaming, com uma redução de 10% em comparação com o ano anterior. Isso sugere que a presença de “Renascer” no horário nobre da televisão influenciou os hábitos de consumo de entretenimento online.

Um aspecto crucial para o sucesso de qualquer novela é sua capacidade de atrair novos segmentos de público. “Renascer” demonstrou um desempenho excepcional nesse sentido, conquistando a maior audiência entre homens, adolescentes (de 12 a 17 anos) e jovens adultos (de 18 a 24 anos) nos últimos dois anos. Esse desempenho supera até mesmo o sucesso previamente consagrado de “Pantanal”, evidenciando a capacidade de “Renascer” de cativar uma ampla gama de espectadores.

Desde o seu lançamento, “Renascer” tem conseguido alcançar semanalmente um público de 70 milhões de pessoas. Esse número é significativamente maior do que o alcance obtido por plataformas de streaming renomadas, como Netflix e Amazon Prime Video, as quais levam quase um ano para atingir tal magnitude. Em outras palavras, em uma única noite, a emissora Globo consegue atrair a mesma quantidade de espectadores que outras plataformas levariam quase um ano para alcançar.

Na região metropolitana de São Paulo, nas primeiras cinco semanas desde a estreia, “Renascer” conseguiu uma média de 26 pontos de audiência. Cada ponto de audiência equivale a aproximadamente 191 mil telespectadores. Esse desempenho representa o melhor resultado obtido no horário desde o início da reprise de “Império” em 2014, que ocorreu durante a pandemia de Covid-19 em 2021.

Além de sua exibição na televisão, “Renascer” se destaca como o conteúdo mais assistido atualmente no Globoplay, superando até mesmo o popular reality show BBB 24, que geralmente lidera a audiência nesse período. Outro indicador do sucesso do programa é o impacto em sua trilha sonora. Até o momento, já foram criadas mais de 30 mil playlists no Spotify com o nome “Renascer”, demonstrando o engajamento do público com a música presente na produção.

Devido ao excelente desempenho da novela “Renascer” na audiência, a Rede Globo conseguiu garantir novos contratos publicitários para o programa. Empresas como Casas Bahia e O Boticário fecharam acordos para inserção de ações de conteúdo dentro da trama, aproveitando a visibilidade e o alcance da novela para promoverem seus produtos e serviços.

Além desses contratos, a novela já conta com pelo menos dez anunciantes confirmados. Empresas como Ambev, BYD, Coca-Cola, Enterogermina, GM e Vivo adquiriram espaços para merchandising dentro dos episódios. A isso se somam Lacta e Itaú, que já são os patrocinadores atuais do horário nobre da Globo.

“Renascer” está programada para permanecer no ar até setembro deste ano, com uma previsão de 187 capítulos. A grande maioria desses episódios já foi escrita por Bruno Luperi, o que confirma a estabilidade e planejamento da produção da novela.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários