20/04/2024

‘Click To Pay’: a nova forma de pagamento online no Brasil

Solução simplifica o pagamento em comércio eletrônico sem precisar digitar dados do seu cartão de crédito do consumidor.

Chegou no Brasil nesta quarta-feira (21), um projeto piloto que permitirá que o consumidor faça o pagamento em comércio eletrônico sem precisar digitar dados do seu cartão de crédito, débito ou pré-pago, em cada compra em e-commerces. O Click to Pay foi apresentado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que representa a indústria de meios eletrônicos de pagamento.

A solução está sendo implementada no Brasil e conta com a parceria das bandeiras Mastercard e Visa; os emissores Banco do Brasil e Bradesco; e a adquirente Adyen. Para um segundo momento, serão adicionados os parceiros Santander e Amex.

Nesse primeiro momento, o Click to Pay só inclui o cartão de crédito, mas, em breve, irá adicionar o débito, e está sendo testado pelos funcionários dos bancos parceiros, que estão realizando compras na plataforma de venda de ingressos Ingresse (Android, iOS).

De acordo com Nuno Lopes Alves, presidente da Visa no Brasil, em conversa com a imprensa, a expectativa é que a modalidade de pagamento esteja disponível ainda no primeiro semestre de 2024.

“O que estamos fazendo é uma padronização. As bandeiras tinham suas soluções próprias, como o Visa Checkout, por exemplo, mas agora queremos padronizar para o mercado nacional”, explicou o executivo que também é conselheiro da Abecs. “Estamos buscando uma melhor experiência para o usuário, com uma jornada de compra mais fluida e segura”, completou.

Lopes explica que a solução é semelhante ao pagamento por aproximação nas compras físicas. Na prática, a pessoa deve preencher as informações de cobrança e de pagamento na plataforma da bandeira, onde os dados são tokenizados e armazenados. Dessa forma, basta informar o email e fazer uma verificação em dois fatores e escolher o cartão com o qual deseja adquirir o produto, sem necessidade de inserir informações pessoais e dados do cartão, como número, data de validade e código verificador, já que estarão na base do Click to Pay de forma tokenizadas.

“Os dados do cartão não aparecem. E, caso a pessoa precise trocar de cartão, ele será atualizado automaticamente na plataforma da bandeira. Estamos reduzindo o abandono do checkout e reduzindo fraudes com o Click to Pay”, explicou.

Segundo a Abecs, algumas empresas de cartão já ofereciam essa solução de diferentes maneiras. Agora, o Click To Pay padroniza a operação para todas as bandeiras.

A solução também será uma forma de substituir os cartões virtuais oferecidos pelos bancos. “Para usar o cartão virtual, você tem que entrar no app do banco, fazer uma série de cliques, digitar a senha e levar os dados para o site de comércio. Com o Click to Pay é como se o cartão virtual já estivesse lá. Ele corta a fricção e torna o cartão virtual redundante”, disse.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários