05/04/2024

Carregador de celular provoca incêndio em apartamento após curto-circuito

Ocorrido despertou um alerta para os cuidados que as pessoas precisam ter quando os carregadores estão conectados na tomada; confira!

Um incidente que ocorreu nesta semana desbloqueou o medo de muitas pessoas: carregador de celular pegar fogo enquanto estão conectados na tomada. O caso aconteceu no último domingo (04), na cidade de Rio Preto, na região da Zona da Mata, e provocou um incêndio em um apartamento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o carregador de celular deu um curto-circuito e provocou as chamas que deixou dois quartos totalmente destruídos, no apartamento que fica localizado no segundo pavimento da edificação. As chamas foram combatidas pelos bombeiros de Valença, no Rio de Janeiro. O local precisou ser isolado pela Defesa Civil, para verificar se não houve danos estruturais e elétricos. Ninguém ficou ferido.

Um outro caso ocorreu no início de janeiro de 2024, cujo acidente acabou provocando um incêndio no quarto de uma casa em Palmas, no Tocantins. As chamas atingiram a suíte da casa e destruiu cama, guarda-roupa, objetos pessoais do morador e o banheiro.

Cuidados

O ocorrido despertou um alerta para os cuidados que as pessoas precisam ter quando o carregador de celular está conectado na tomada. Entre os cuidados estão não ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada utilizando benjamins ou “Ts”; ter uma atenção extra para tomadas sem proteção, descartar fios desencapados das residências; se for usar extensões que respeitem a tensão nominal e capacidade de cada um, além de usar as adequadas para os aparelhos eletrodomésticos, e não utilize equipamentos eletroeletrônicos em áreas molhadas, como banheiros, saunas e piscinas.

Entre os principais cuidados que os consumidores precisam ter nesse caso se trata do dispositivo em si. Especialistas apontam que dificilmente os carregadores originais causarão incêndios se forem mantidos na tomada. Ou seja, o ideal é usar os que são disponibilizadas pelas lojas oficiais que comercializam os smartphones, uma vez que passam por avaliações técnicas e de segurança no processo de homologação realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O professor de engenharia elétrica e de computação, João Carlos Lopes Fernandes, explica que o “carregador original só fornece energia se está conectado [ao celular], os outros não têm nenhuma proteção”. Diferente dos originais, esses outros aparelhos, não entendem que não há um aparelho conectado e continuam consumindo corrente elétrica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários