18/04/2024

5G pode revolucionar experiência no agronegócio, mas avanço é lento

Mais investimentos na aplicação do 5G no agronegócio pode acelerar a chegada da quinta geração de redes móveis nesse setor.

O agronegócio brasileiro tem um grande potencial para se beneficiar da tecnologia 5G, que promete uma conexão mais rápida e confiável entre dispositivos. No entanto, o setor ainda enfrenta desafios de infraestrutura e de acesso à internet nas áreas rurais, que podem limitar o aproveitamento das novas possibilidades.

Segundo uma reportagem da CNN Brasil, a quinta geração de redes móveis pode trazer benefícios para o agronegócio em diversas áreas, como monitoramento de lavouras, irrigação inteligente, controle de pragas, rastreabilidade de produtos e gestão de dados. A tecnologia também pode facilitar a integração entre máquinas, sensores, drones e satélites, permitindo uma agricultura mais precisa e sustentável.

No entanto, para que o 5G possa ser usado no campo, é preciso garantir que as áreas rurais tenham cobertura de sinal e acesso à internet de qualidade. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, apenas 23% dos estabelecimentos agropecuários do Brasil possuíam acesso à internet. Além disso, muitas regiões ainda dependem de redes 2G ou 3G, que são mais lentas e instáveis em relação às tecnologias atuais.

Para superar esses obstáculos, o governo federal lançou em 2020 o programa Conectar Agro, que visa ampliar a conectividade no campo por meio de parcerias entre operadoras de telefonia, fabricantes de equipamentos e entidades do setor. O programa prevê a implantação de antenas 4G e 5G nas áreas rurais, bem como a utilização de frequências alternativas, como a faixa de 450 MHz.

5G no Brasil

O 5G apresentou um crescimento significativo no Brasil em 2023, alcançando 20,5 milhões de clientes e 282 cidades com a rede ativa. Segundo dados da Anatel, a Claro e a Vivo lideram o mercado, com cerca de 37% de participação cada uma, seguidas pela TIM, com 25%. O avanço da tecnologia no país se deve à maior oferta de smartphones compatíveis, à liberação da faixa de 3,5 GHz em mais de 3 mil municípios.

O 5G Standalone, que é o 5G em sua maior potencialidade, completou um ano de implantação em julho de 2023 e promete revolucionar diversos setores da economia e da sociedade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários