06/04/2024

5G e Chips virtuais devem impulsionar a conectividade entre aparelhos, diz estudo

Estudo sugere que avanço de novas tecnologias como o 5G será crucial para o desenvolvimento da conectividade entre aparelhos.

Relatório divulgado pela Mobile World Live, que é o braço de comunicação online da GSMA, aponta que a expansão da cobertura 5G em todo o mundo, juntamente com a crescente adoção de cartões SIM virtuais (eSIMs), terá um impacto significativo na integração da tecnologia de comunicação celular em uma ampla gama de dispositivos ao longo desta década e na próxima.

Conectividade

De acordo com a GSMA Intelligence, que é a unidade de pesquisa da associação global, as projeções indicam que até 2030 haverá cerca de 5,3 bilhões de conexões celulares ativas dedicadas a aplicações de Internet das Coisas (IoT). Este número é quase três vezes maior do que o registrado em 2020, que foi de 1,9 bilhão de acessos.

Isso significa que a infraestrutura 5G, juntamente com a expansão dos eSIMs, impulsionará uma grande revolução na conectividade, possibilitando uma ampla gama de dispositivos além dos tradicionais smartphones e tablets a se conectarem à internet de forma mais eficiente e em larga escala.

A IoT tende a se tornar uma parte ainda mais integrada e essencial do nosso dia a dia, abrindo caminho para uma série de inovações e avanços tecnológicos em diversas áreas, desde a saúde até a indústria e o transporte.

O uso de eSIMs em módulos de comunicação celular para aplicações de IoT está experimentando um crescimento significativo. Segundo a empresa de pesquisa de mercado IoT Analytics, houve um aumento substancial nesse uso, passando de 7% no primeiro trimestre de 2018 para 31% nos primeiros três meses de 2023.

Este aumento expressivo sugere uma tendência clara em direção à adoção mais ampla dos eSIMs em dispositivos de IoT. A IoT Analytics projeta que, à medida que a indústria avança, os eSIMs se tornarão a tecnologia dominante em chips de celular nos próximos dois a três anos.

Essa mudança para os eSIMs é impulsionada por uma série de fatores, incluindo sua capacidade de facilitar a conectividade remota e simplificar o processo de ativação de dispositivos, eliminando a necessidade física de um cartão SIM tradicional. Além disso, os eSIMs oferecem maior flexibilidade e escalabilidade, permitindo que dispositivos IoT sejam facilmente configurados e gerenciados de forma remota.

Esse avanço tecnológico nos eSIMs tem o potencial de impulsionar ainda mais a expansão e a eficiência da Internet das Coisas, possibilitando uma conectividade mais robusta e confiável para uma ampla variedade de aplicativos e dispositivos, desde dispositivos domésticos inteligentes até soluções industriais avançadas.

A Mobile World Live destaca que a adoção da tecnologia celular na IoT dependerá da resolução de desafios comerciais e operacionais relacionados à implementação em larga escala da chamada “conectividade incorporada”.

O relatório ressalta a necessidade de empresas, especialmente multinacionais, terem flexibilidade para adaptar a conectividade celular às demandas específicas de seus casos de uso e às diferentes regulamentações e operações dos mercados em que atuam.

Para que essa tendência seja sustentável, a Mobile World Live enfatiza que os benefícios financeiros de incorporar conectividade em dispositivos, como câmeras de segurança residencial ou empilhadeiras, precisam superar os custos iniciais e operacionais.

É sugerido que os fabricantes e seus parceiros busquem soluções personalizadas para alcançar esse objetivo. No entanto, idealmente, seria mais eficiente fabricar uma única versão de um dispositivo conectado para uso global em diferentes condições.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários